Jejuns marcam rodada da Série A do Brasileiro

A Série A do Campeonato Brasileiro tem seis jogos hoje pela 12ª rodada e em quatro deles jejuns incomodam uma das equipes que estarão em campo.

O maior e mais incômodo deles é um incrível tabu. Há 23 anos o Fluminense não consegue derrotar o São Paulo no Estádio do Morumbi, e o técnico do clube, Renato Gaúcho, acredita que poderá encerrá-lo hoje.

Newsletter RD

A última vitória do Fluminense ocorreu em 1984, quando venceu por 2 a 0 e, depois, chegou ao título nacional. Renato Gaúcho mantém o discurso de que tabus existem apenas para serem quebrados. Disse que o São Paulo se acertou após um início irregular, mas que o Fluminense não deve ter medo de nada. Para ele, há a desvantagem de jogar fora de casa, mas isso não significa que o São Paulo já tenha a vitória garantida. Dos cinco jogos que disputou sem ser o mandante, o Fluminense venceu apenas um, empatou três e perdeu um.

Além de jogar em casa, o São Paulo terá também a vantagem de poder voltar a contar com o volante Josué, que retorna da campanha vitoriosa com a seleção brasileira na Copa América, quando foi escolhido como o melhor jogador da decisão, aumentando o poder de marcação do time no meio-campo.

Em Porto Alegre, o Corinthians tenta encerrar um período de um mês sem ganhar um jogo. Já são cinco partidas sem vitória, o que deixa o clima no clube pesado e foi um dos fatores que levou o técnico Paulo César Carpegiani a adiantar para segunda-feira a ida do time para o Rio Grande do Sul.

Nas últimas cinco rodadas em que não ganhou, o Corinthians despencou da vice-liderança para a 14ª colocação, com apenas três pontos a mais que o Juventude, que está na zona de rebaixamento para a Série B.

Para deixar a missão corintiana mais difícil, o Internacional contará com três retornos para a partida. O zagueiro Índio e o volante Wellington Monteiro cumpriram suspensão e reassumem suas posições, e a grande atração será a volta do atacante Alexandre Pato, que estava na seleção sub-20.

O Atlético-MG também não vence há cinco jogos e hoje enfrenta em Belo Horizonte o América-RN, vice-lanterna da competição. A equipe estará desfalcada do volante Bilu, do meia Danilinho e do atacante Éder Luís, suspensos, que serão substituídos por Vinícius, Renan e Paulo Henrique.

Para não correr riscos, o técnico Zetti montará a equipe com três zagueiros. Além disso, tirou o lateral Coelho e colocou Cláudio na ala direita.

A esperança do técnico Marcelo Veiga, do América-RN, é que o time volte a se apresentar bem como visitante, já que os sete pontos conquistados na competição foram obtidos em jogos fora de casa, enquanto no Machadão o time perdeu os seis que disputou.

O Atlético-PR também tem o seu desafio particular. Há dois meses o time não consegue ganhar em sua casa, na Arena Kyocera, onde hoje enfrenta o Juventude. Foram quatro jogos, com duas derrotas e dois empates. O time também não vence um jogo há quatro rodadas, desde 24 de junho, quando bateu o Palmeiras, em São Paulo.

O técnico Antônio Lopes conta com o retorno do atacante Alex Mineiro, que volta após cumprir dois jogos de suspensão. O que pode facilitar seu trabalho é que o Juventude terá quatro desfalques. O zagueiro Leonardo Silva, está suspenso, Gilvan entra em seu lugar. Já o meia William, contundido, será substituído por Beto. O ataque também será novo: Daniel estréia no lugar de Éber, expulso no empate de 1 a 1 com o Náutico, enquanto o meia Ivo atuará no lugar de Michel, machucado.

Os jogos da 12ª rodada:

Hoje

19h30
Figueirense x Sport

20h30
Atlético-MG x América-RN
Atlético-PR x Juventude

21h45
Náutico x Cruzeiro
São Paulo x Fluminense
Internacional x Corinthians

Amanhã

20h30
Flamengo x Paraná
Goiás x Grêmio
Palmeiras x Santos

Em 14 de junho foi disputado Botafogo 4 x 0 Vasco, antecipado desta rodada devido aos Jogos Pan-Americanos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes