ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Lula recebe a tocha em Brasília

Na passagem da tocha do Pan por Brasília, nesta segunda-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer que os Jogos no Rio, de 13 a 29 de julho, irão provar que o Brasil pode sediar a Copa do Mundo de 2014 e até mesmo uma Olimpíada. “Quando terminarem os Jogos, o Brasil terá mostrado ao mundo que temos condições de realizar eventos de qualquer dimensão internacional”, afirmou o presidente.

Após receber atletas e dirigentes no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Lula, ao lado do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), acendeu simbolicamente a pira pan-americana no alto da rampa, que ganhou piso semelhante ao utilizado nas pistas de atletismo. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), suspeito de participar da máfia das obras públicas, também participou da solenidade desta segunda-feira.

Newsletter RD

Em discurso de improviso, Lula lembrou, no entanto, que é preciso concluir as obras do Pan ? os operários trabalham em ritmo acelerado para entregar as instalações a tempo. Ele também avaliou que o dinheiro gasto até agora na infra-estrutura dos Jogos ? o orçamento total deve chegar a R$ 5 bilhões ? não foi caro. “Só o estádio de Wembley (reinaugurado recentemente em Londres, na Inglaterra) custou por volta de US$ 1,8 bilhão”, comparou o presidente.

Lula ressaltou que o Pan irá servir para testar um esquema de segurança pública na cidade do Rio de Janeiro, que poderá ser implantado em outras capitais no futuro. E também destacou o treinamento de jovens de comunidades carentes que vão atuar como voluntários durante a competição.

Logo depois do discurso, o presidente foi até a rampa, onde viu a pira ser acesa por um sistema automático e ergueu a tocha do Pan. Em seguida, Lula a entregou ao ex-nadador Gustavo Borges e à jogadora de vôlei de praia Sandra Pires, que receberam aplausos das pessoas que estavam na praça dos Três Poderes.

No revezamento pelo País, a chama pan-americana chegou a Brasília de avião e foi levada por carro do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Planalto. Antes, desde o dia 5 de junho, a tocha já passou por Santa Cruz Cabrália (BA), Porto Seguro (BA), Goiânia, Ouro Preto (MG), Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Canindé de São Francisco (SE) e Aracaju. Agora, ela seguirá nesta terça-feira para Recife e Olinda. Assim, até 13 de julho, data do início dos Jogos, terá passado por 51 localidades no Brasil.

Lula aproveitou o discurso para reclamar do tratamento concedido aos países pobres pelos realizadores de grandes eventos esportivos. “Penso que as realizações dos Jogos Pan-Americanos no Brasil, em julho, e da Copa América na Venezuela, em junho, são uma pequena preparação para que a gente possa demonstrar que a América do Sul e a América Latina não podem continuar a ser tratadas eternamente como se fossem, pura e simplesmente, países de terceiro mundo, sem nenhuma condição de realizar eventos como estes”, disse o presidente, esquecendo que a Copa América sempre foi realizada em países pobres.

O presidente ainda revelou não entender o motivo de o Brasil passar tanto tempo sem realizar uma Copa do Mundo de futebol – foi sede do evento uma única vez, em 1950. “Não consigo entender depois de 50, ou melhor, depois de 64 anos é que o Brasil vai voltar a ter condições de fazer uma Copa do Mundo, numa demonstração de que na década de 50 me parece que o mundo era mais igual a nós”, afirmou Lula. “Agora, me parece que o mundo se diferenciou um pouco. Temos poucas chances de disputar uma Olimpíada, porque nas condições que sempre nos impõem, parece que os países mais pobres não têm direito.” (AE)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes