ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Austrália prepara nadadores para finais de Pequim-2008

Pela primeira vez a Austrália realizará uma competição de natação com finais no período da manhã para já preparar seus nadadores para o formato adotado para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, na China.

A disputa das finais da natação inverte a lógica tradicional, que sempre contou com as eliminatórias pela manhã e as finais no período noturno. A decisão de alterar os horários causou a maior polêmica envolvendo o calendário olímpico.

Newsletter RD

A mudança foi feita por influência do canal de televisão NBC, dos Estados Unidos, que desejava transmitir a disputa das medalhas de ouro no horário nobre do país, o que seria impossível no formato tradicional devido à grande diferença de fuso-horários com a China.

A novidade será adotada no Grand Prix de Brisbane, evento que será disputado em três dias. As primeiras eliminatórias acontecerão na sexta-feira, às 18 horas locais, com as finais sendo disputadas às 10 horas do sábado. Depois, às 18 horas do sábado serão disputadas as eliminatórias das outras provas, cujas finais acontecerão no domingo, às 10 horas.

Entre os competidores estará Libby Lenton, que conquistou cinco medalhas de ouro nas seis provas que disputou no Campeonato Mundial de Melbourne, em março passado. O GP será disputado no Brisbane Aquatic Centre e contará também com Leisel Jones, ouro nos 100 m e nos 200 m peito no Mundial, e Jessica Schipper, prata nos 100 m borboleta no Mundial, entre outros. Apenas 7 dos 42 membros da equipe australiana que disputou o Mundial não estarão presentes em Brisbane.

O porta-voz da Federação Australiana de Natação, Ian Hanson, disse hoje que as seletivas olímpicas australianas do ano que vem serão disputadas no sistema tradicional, com as eliminatórias pela manhã e as finais à noite, mas nos próximos 12 meses muitas outras etapas de GPs serão disputadas no formato adotado para Pequim.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes