Promessa e artilheiro comandam Flamengo e Botafogo

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, hoje, às 16 horas, no Maracanã, promete ser o duelo entre o artilheiro dos gols bonitos, o atacante Dodô, do Botafogo, e a mais jovem promessa do futebol-arte no Rio, o meia Renato Augusto, um atleta prata da casa, formado nas categorias de base do Flamengo. Dodô tem média de gols incrível nesta temporada: em 16 partidas, marcou 15 vezes. Um deles, de bicicleta, e pelo menos outros dois com toques sutis, por cobertura.

Renato Augusto já recebeu proposta até da Inter de Milão. O Flamengo recusou, nem quis iniciar as negociações. A multa rescisória do atleta é de ? 30 milhões (cerca de R$ 82 milhões) e seu contrato com o clube foi prorrogado recentemente para abril de 2012.

Newsletter RD

“O Dodô é uma referência para todos os atacantes do futebol brasileiro”, disse o técnico Cuca, na torcida para que o artilheiro confirme contra o Flamengo o ótimo aproveitamento do ano.

Se Cuca admira o futebol de Dodô, sabe também do que é capaz o destaque do time adversário. “É um grande jogador, sem dúvida.”

Para manter a invencibilidade no Maracanã, o técnico do Botafogo quer o time atuando como de costume: troca rápida de passes, com deslocamentos constantes e chutes a gol, mesmo de longa distância. Sem a posse de bola, exige marcação severa. Não quer espaços para contra-ataques nem liberdade para Renato Augusto e Renato criarem jogadas de perigo.

Ney Franco, por sua vez, optou por um esquema mais cauteloso. Ele abriu mão de um atacante de formação, no caso Roni, e resolveu escalar apenas um homem de frente: Souza. Vai levar a campo um time com três zagueiros. Pretende assim impedir que a média de gols de Dodô se mantenha alta.

“Mas não podemos nos preocupar apenas como o Dodô. O Botafogo vem jogando um futebol solidário, muito eficiente e todo cuidado é pouco.”

Ficha técnica

Botafogo: Júlio César; Joilson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.

Flamengo: Bruno; Ronaldo Angelim, Irineu e Moisés; Leonardo Moura, Paulinho, Claiton, Renato, Renato Augusto e Juan; e Souza. Técnico: Ney Franco.

Árbitro: William de Souza Nery
Horário: 16 horas
Local: Maracanã

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes