Preços de importados da Coréia do Sul sobem 8,2%

O índice de preços de bens importados da Coréia do Sul subiu 8,2% em março, o maior ganho em mais de uma década, puxado principalmente pela alta do petróleo e das matérias-primas acima da fraca moeda sul-coreana durante o mês, disse nesta terça-feira o Banco da Coréia (BOK, o banco central do país).

A alta de março foi a maior desde janeiro de 1998, quando a elevação foi de 17,8%, e ficou acima da expansão de 2,7% em fevereiro.

Newsletter RD

No ano, o índice registrou o maior salto em quase uma década, subindo 28% depois de ter aumentado 22,2% em fevereiro.

A contínua alta na inflação dos bens importados pode reduzir as chances de um corte eminente pelo BOK da sua taxa de juros, mas, à medida que a alta dos custos da importação pode pressionar o consumo no decorrer do tempo, o banco poderia adotar uma postura mais flexível.

Excluindo os efeitos da conversão cambial externa, os preços dos bens importados subiram 3,6% no mês e 21% no ano.

Em março, o câmbio teve taxa média de 982,51 wons por dólar, acima de 944,42 wons por dólar em fevereiro.

Os preços dos bens exportados também registraram a maior alta mensal em mais de 10 anos, subindo 6,3% em março, comparado com uma elevação de 1,2% no mês anterior, devido à alta dos preços de produtos petroquímicos e de aço na trilha dos preços em espiral do petróleo e das matérias-primas, disse o BOK.

No ano, os preços das exportações subiram 13,4% – a maior alta desde novembro de 1998, quando os preços registraram elevação de 16,4% – comparada com um ganho de 7,6% em fevereiro. As informações são da Dow Jones

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes