ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

EUA vão à OMC contra barreira européia a bananas

Os Estados Unidos nem produzem nem exportam bananas de seu território, mas abriram hoje uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as barreiras européias às importações de bananas. O motivo: querem garantir que suas empresas que operam em toda a América Latina tenham garantias de que poderão continuar exportando o produto desses países tropicais ao mercado europeu, sem sofrer discriminação. O Brasil também aderiu ao caso como terceira parte interessada.

Empresas americanas como a Chiquita e a Dole estão instaladas em praticamente todos os países produtores de banana da região latino-americana, como Equador, Panamá e Costa Rica. Segundo Washington, porém, as práticas adotadas pelos europeus são inconsistentes com as regras internacionais do comércio.

Newsletter RD

A disputa foi iniciada em 1993, depois que a Europa adotou um sistema de cotas para facilitar a importação de bananas de suas ex-colônias, mas afetando as vendas dos países latino-americanos. A primeira vitória americana ocorreu em 1996 na OMC. Mas os europeus, em 2006, voltaram a estabelecer um novo sistema de preferências a suas ex-colônias que, mais uma vez, afeta as exportações dos países latino-americanos. Na maioria dos casos, essas exportações são feitas por empresas norte-americanas.

Para as bananas africanas e caribenhas, os europeus não aplicam nenhuma tarifa. Já as vendas de países como Equador, Colômbia e outros latino-americanos sofrem uma taxa de 176 euros por tonelada. Os americanos querem agora que a OMC determine se essa taxa está dentro das regras da entidade.

A Comissão Européia lamentou a decisão americana de recorrer à OMC. “A iniciativa é ainda mais lamentável se levarmos em conta que os Estados Unidos não são nem produtores nem exportadores de bananas. Portanto, seu interesse no caso é mais que questionável”, afirmou a UE. As principais empresas exportadoras na América Latina tem sede e capital nos Estados Unidos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes