ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Três produtos brasileiros perdem preferência nos EUA

Os Estados Unidos excluíram três produtos brasileiros do Sistema Geral de Preferências (SGP), medida que está sendo considerada retaliação à posição brasileira na negociação da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e à decisão de pedir a licença compulsória do medicamento Efavirenz, do laboratório americano Merck, Sharp & Dohme.

A Representação de Comércio dos EUA (USTR) anunciou ontem que freios, acessórios de freios e ferrozircônio exportados pelo Brasil passarão a pagar impostos de importação. A medida atinge US$ 224 milhões exportados, que passarão a ter tarifas de 2,5% a 4,2%.

Newsletter RD

O anúncio surpreendeu a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Achávamos que eles renovariam a inclusão desses produtos. Acredito que seja retaliação do USTR por causa da quebra da patente do Efavirenz e, talvez, por causa da posição do Brasil na negociação de Doha”, disse o diretor-adjunto de Comércio Exterior do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp, Carlos Cavalcanti. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes