ABC - quinta-feira , 2 de maio de 2024

Acordo modesto serviria para salvar imagem da OMC

Depois de seis anos de incansáveis reuniões em várias partes do mundo, encontros secretos, centenas de páginas de propostas, disputas e mesmo momentos de duros ataques verbais, a Organização Mundial do Comércio (OMC) terá, a partir de terça-feira, uma reunião que vai determinar se a negociação poderá ser fechada neste ano ou se será adiada até o fim da década ou mesmo depois.

Em Genebra, cresce o sentimento de que os países acabarão fechando um acordo mais modesto para salvar a imagem da OMC, que, na prática, terá pouco impacto comercial. ?Os obstáculos hoje são políticos?, admite Pascal Lamy, diretor da entidade.

Newsletter RD

Os ministros de Brasil, Índia, Estados Unidos e Europa (o G-4) vão se isolar em um hotel na cidade alemã de Potsdam durante toda a semana para tentar um acordo. O hotel escolhido foi o Cecilianhof, o mesmo onde, em 1945, Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido decretaram a derrota e a divisão da Alemanha, derrotada na 2ª Guerra Mundial. As informações são de O Estado de S.Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes