ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Brasil produz 50,2 milhões de veículos em 50 anos

Desde 1957, quando foi implantada, até maio deste ano, a indústria automobilística brasileira acumula a marca de 50,2 milhões de unidades produzidas, conforme dados divulgados hoje pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Segundo a entidade, a venda total de veículos no mercado interno no período foi de 42,4 milhões de unidades, dos quais 39,8 milhões produzidos internamente e 2,6 milhões importados.

As exportações do setor no período somaram 10,4 milhões de unidades, sendo 30% apenas nos últimos quatro anos. “Esse número é extremamente representativo. E é justamente este mercado que queremos defender”, disse o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.

Newsletter RD

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2007, as exportações do setor somaram US$ 4,87 bilhões, com alta de 0,7% sobre igual período do ano passado. Em volume, no entanto, houve uma queda de 10,7%, para 312,5 mil unidades. “Se projetarmos o número registrado no acumulado até maio para o ano, teremos uma redução de 90 mil veículos em 2007, o que é uma perda importante”, ressaltou Schneider.

Competitividade

Segundo o executivo, a questão da competitividade e da manutenção dos volumes de exportação foi um dos temas discutidos com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no início da semana. De acordo com o presidente da Anfavea, a proposta do setor automotivo é desonerar a produção como forma de proteger o mercado.

Schneider disse ainda que o governo deverá fazer um anúncio oficial nos próximos quinze dias com novas medidas que desonerem as exportações brasileiras de uma forma geral. “Vamos aguardar para saber o que há especificamente para o setor (automobilístico)”, afirmou o presidente da Anfavea.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes