Rondeau nega disputa entre Angra 3 e usinas do Madeira

O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse hoje que a decisão de construir ou não a usina nuclear Angra 3 “não é um confrontamento com as usinas hidrelétricas do Rio Madeira” – a de Jirau e a de Santo Antonio, em Rondônia, que estão sofrendo atrasos na execução. Segundo o ministro, uma eventual substituição da energia hidrelétrica das futuras usinas do Madeira por energia nuclear “seguramente” não envolve Angra 3.

Rondeau explicou que, por uma questão de tempo, Angra 3 não entraria em funcionamento até 2012 a tempo de fazer essa substituição. “Angra 3 significa a retomada do programa nuclear brasileiro, tem um caráter mais estratégico do que botar uma usina termonuclear para funcionar”, disse o ministro. “Não se pode atropelar esse processo de discussão sobre a energia nuclear por causa de um sufoco de uma hidrelétrica”, afirmou Silas Rondeau.

Newsletter RD

Em entrevista convocada após a divulgação, no Palácio do Planalto, de um balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ele comentou que existem algumas alternativas para o caso de as hidrelétricas do Rio Madeira não começarem a funcionar em 2012. Segundo o ministro, por causa de preços mais baixos, as opções de termelétricas são: gás, carvão mineral nacional, termonuclear, carvão mineral importado, óleo combustível e óleo diesel. O ministro admitiu, no entanto, que o governo tem dificuldade para implantar termelétricas a gás ou a carvão mineral nacional.

Silas Rondeau afirmou que o leilão das termelétricas é que definirá qual das opções será utilizada, sempre segundo critério de preço. O ministro afirmou que está assegurado ao País o fornecimento de energia até 2011. Segundo ele, o governo tem condições de compensar qualquer variação com o leilão de outras usinas e precisa garantir, agora, a energia a partir de 2012. “É uma briga todos os dias, uma briga como a do (rio) Madeira”. Conforme ele, a discussão em torno das usinas do Rio Madeira acontece porque a obra “é a bola da vez”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes