Manifestação em Santo André reuniu 30 mil pessoas

A manifestação durou cerca de quatro horas e meia, das 17h30 às 21h30, quando os grupos foram se dispersando. (Foto: Rodrigo Lima)

O protesto em Santo André foi o que mais surpreendeu em termos quantitativos. Segundo último levantamento da Polícia Militar, 30 mil pessoas estiveram nas principais avenidas da cidade. O trajeto era para terminar em frente à escola estadual Américo Brasiliense, no entanto, um grupo de cerca de 1,5 mil manifestantes tentou interromper o trânsito sentido avenida dos Estados, sendo necessária intervenção da polícia com gás lacrimogêneo.

Houve muita dificuldade em manter o trajeto original definido pelos organizadores do manifesto junto ao departamento de trânsito local. Para tentar conter e identificar os manifestantes que estavam provocando confusão, os líderes adotaram estratégia de sentar na avenida.

A manifestação durou cerca de quatro horas e meia, das 17h30 às 21h30, quando os grupos foram se dispersando. A motivação do protesto ainda é incerta. Enquanto uns levantavam a bandeira para a revogação do aumento da tarifa de ônibus na cidade e por uma melhor qualidade do transporte público, outros lutavam pelas mais diversas causas como saúde, educação, combate a corrupção, gastos excessivos com a Copa 2014 e a PEC-37.

Para Adélia Cruz, professora de artes da rede estadual, as manifestações devem continuar para honrar a bandeira. “Não podemos continuar aceitando estas reformas bilionárias que não vão para frente, como a da ponte que cedeu na av. dos Estados. Vamos à luta e sempre de maneira pacífica”, afirma uma das manifestantes.

Para Henrique Nathan Resende de Assis, de 19 anos, um dos organizadores do protesto, a revogação da tarifa de ônibus deve ser feita e voltar a custar R$ 2,90. “Igualar com a Capital não faz sentido, e tentar enganar o povo com a redução dos vinte centavos não surtirá efeito. Vamos continuar nas ruas”, afirma o estudante.

Até o fechamento desta matéria não havia rumores de novos protestos marcados, porém os organizadores pedem para aguardar novidades nos próximos dias.

Comentários

Newsletter

Receba diariamente os principais destaques do ABC em seu e-mail

.