
Para os fanáticos por leitura, a 24ª edição da Bienal Internacional do Livro será realizada entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Com a participação de mais de 480 marcas, entre editoras, livrarias e as principais distribuidoras do País, espalhadas em 60 mil m², a exposição realizada pela Câmara Brasileira do Livro espera receber aproximadamente 700 mil visitantes, ante 720 mil em 2014. Nos 10 dias de feira, que vem com o tema Histórias em Todos os Sentidos, o ABC marca presença com 12 lançamentos de autores da região.
Conhecido pelas produções em quadrinhos, como os independentes Defensores da Pátria e Tempestade Cerebral, Alex Mir, 40, de São Bernardo, vai à Bienal nos dois finais de semana da feira. O autor expõe a adaptação para histórias em quadrinhos do clássico A Mão e a Luva, de Machado de Assis. Como romance de folhetim, a obra tem estrutura equilibrada, capítulos aproximadamente do mesmo tamanho e uma história que se desenvolve até atingir o clímax.
Já no campo da prosa, Mir lança Seres das Trevas, pela editora Draco, uma compilação de contos de terror e suspense, e outras publicações de quadrinhos, como é o caso da série Valkiria, que na Bienal terá novo volume. Todas as obras estarão disponíveis para venda, inclusive com sessões de autógrafos com o autor.
A escritora andreense Fernanda Torres, moradora de Santo André e autora de Léo & Bia, também estará na Bienal. Dessa vez Fernanda lança a terceira edição da trilogia Entre o Amor e o Poder, que mostra como um homem poderoso precisa de humildade para governar com os pés no chão. Também pela Ler Editorial, Halice FRS, da mesma cidade, lança o livro Teoria do Amor.
A atração principal da região para o público infantil vem do ilustrador Ricardo Girotto, de Santo André, que desde menino gostava de construir brinquedos. A novidade do também publicitário e escritor é o livro Fábrica de Brinquedos, que convida pais e filhos a construírem objetos com materiais recicláveis e passarem mais tempo juntos. Pela Girassol, a obra de 498 páginas mostra como transformar coisas que, normalmente iriam para o lixo, em brinquedos supercriativos.
Na linha acadêmica, quatro professores da Universidade Metodista farão lançamentos. As obras são O futebol no contexto cultural brasileiro, de Ítalo Matheus e Cinthia Lopes; Narrativas das experiências docentes com uso de tecnologias na educação e Caminhos da Educação a Distância: Uma década de democracia, aprendizagem e experiências, ambos de Adriana Barroso; e Cidadania e classes sociais: teoria e história, de Décio Azevedo. Os livros chegam no dia 27 de agosto, no espaço literário da ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), estande L-049.
Entre os autores best-sellers estrangeiros estarão a romancista Lucinda Riley; as autoras do segmento Young Adults (jovens adultos) Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing e Tarryn Fisher; e o autor de literatura fantástica Kevin Hearne.
Estreantes marcam presença
Diversos estreantes na literatura também marcam presença na Bienal do Livro, um deles o estudante de Jornalismo Victor Hugo Félix, de Santo André, que lança Anseios, pela editora Arwen, no dia 4 de setembro. Félix tentou colocar no livro sensação de remorso que se sente quando se deseja mal a alguém e o que realmente acontece. “Apesar da história ser protagonizada por adolescentes, as emoções que eles sentem são comuns em todas as fases da vida”, afirma o estudante.
A estudante Kimberly Mascarenhas, também de Santo André, participa da Bienal para divulgar o primeiro livro da trilogia Soul Rebel, intitulado Reviravolta e publicado pela editora LeYa. Kimberly é estudante de Direito e conta que entrou no mercado da literatura por meio de fanfics, contos publicados na internet voltados para o público jovem.
Sucesso entre as little rebels, como são chamadas as fãs do gênero, Soul Rebel apresenta uma trama repleta de emoção, paixões e adrenalina. “Eu costumo dizer que meus personagens são os meus alter egos, já que todos eles têm coisas relacionadas à minha personalidade, ou de pessoas que me cercam”, diz Kimberly, que estará na Bienal no dia 27, no estande da editora LeYa para tarde de autógrafos.
Os ingressos estão disponíveis no site ticketsforfun.com.br ou pelos postos da Tickets For Fun. De segunda a terça-feira R$ 20, e de sexta-feira a domingo, R$ 25. Estudantes e matriculados no Sesc pagam meia. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam. Informações pelo site bienaldolivrosp.com.br ou telefone: (11) 3060-4717.