Em Diadema, PTB desiste de PT e procura Vaguinho

Lubeck estava como o indicado do PTB para a vice de Maninho (Foto: Reprodução / Facebook)
Lubeck estava como o indicado do PTB para a vice de Maninho (Foto: Reprodução/Facebook)

Após ver o sonho de indicar o vice do vereador e pré-candidato a prefeito de Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), ir por terra, a executiva municipal do PTB acertou nessa terça-feira (19), a sua saída do arco de alianças do petista. Os petebistas resolveram abrir conversas com o também vereador e pré-candidato Wagner Feitosa, o Vaguinho do Conselho (PRB). Apesar da decisão, Maninho não desistiu de ter o PTB em seu arco de alianças.

A reunião aconteceu na sede do diretório municipal do PTB, no início da noite. Com a decisão do PT de ter uma chapa pura para as eleições, o indicar a ex-vereadora Irene dos Santos, ao cargo de número dois da disputa ao Executivo diademense, os petebistas – que já vinham reclamando publicamente do PT, resolveram mudar o apoio para Vaguinho.

Newsletter RD

“Nós tínhamos a palavra do PT de que indicaríamos o vice e isso estava consolidado, mas como eles decidiram que teriam chapa pura, resolvemos em reunião retirar o nosso apoio. Vamos abrir conversas com o Vaguinho a partir de amanhã (quarta, 20), para definir isso o mais rápido possível”, disse Edvaldo Lubeck, presidente municipal do PTB.

Questionado sobre as conversas junto ao PT, Lubeck deixou claro que a culpa da decisão não foi de Maninho. “As conversas com o Maninho estavam certas, não se tinha problemas. A questão é a direção petista, o Mário (Reali), o (ex-prefeito José de) Filippi (Júnior) que pensaram diferente nessa questão. Agora é acertar o nosso próximo passo para pensar nas eleições. Vamos procurar o Vaguinho, mas sem querer indicar o vice, vamos pensar no apoio e na composição para proporcional”, afirmou.

O PTB tem acertada uma coligação junto com o PTdoB, fato que faz com que a saída dos petebistas do arco de aliança de Maninho possibilite que os dois partidos possam migrar para a chapa do republicano. Procurado pelo RD, Vaguinho tinha acabado de ser informado sobre o fato e foi ponderado ao comentar o ato dos petebistas.

“O PTB sempre foi um sonho nosso, sempre admiramos o (deputado estadual) Campos Machado. Gostei muito da fala do (Carlos) Thadeu (coordenador nacional do PTB), que já indicou que não entrará para briga do vice e quer conversar sobre o projeto. Estamos no caminho certo, resta acertar isso nos próximos dias”, disse o vereador.

Não desistiu

Questionado sobre o ato, Maninho afirmou que ainda não desistiu de ter os pedetistas em seu arco de aliança. “Acho que eles pensaram com a cabeça regional, eles já definiram que vão apoiar o Claudinho (da Geladeira, pré-candidato a prefeito de Rio Grande da Serra), já chegaram a conversar com o (Luiz) Marinho (prefeito de São Bernardo), como o (Carlos) Grana (prefeito de Santo André), se acertaram com o (Paulo) Pinheiro (prefeito de São Caetano). Mas o PT de Diadema é diferente, sempre deixei claro que iriamos decidir primeiramente lá dentro e que essa decisão seria respeitada. Ainda tenho confiança que vamos manter o PTB, vou conversar com eles e vamos reverter esse quadro”, afirmou o petista.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes