Bancários paralisam 220 agências no ABC

Em protesto à negociação ocorrida no último dia 21 com a Fenabam (Federação Nacional dos Bancos), os bancários realizaram ontem (28) greve de 24h . De acordo com os bancários, a instituição oferece 4% de aumento salarial, enquanto que as perdas da categoria chegam a 11,77%. No ABC, existem 7 mil bancários.

O secretário-geral do Sindicato dos Bancários no ABC, Renato Foresto, diz que os banqueiros oferecem 4% de reajuste, enquanto que o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) mediu a inflação do período em 5,01%, de setembro de 2004 a setembro de 2005. “Em troca de 1% de reajuste, os banqueiros oferecem abono único de mil reais”, afirma. De acordo com o secretário, a política de comprar reajustes dos bancários é uma das principais causas da defasagem salarial da categoria. “Por isso, e para retomar o poder de compra dos salários, queremos reajuste de 11,77%”.

Newsletter RD

As paralisações aconteceram em todo o País. Segundo Foresto, caso os banqueiros não façam nova proposta, o bancários vão entrar em greve geral a partir do dia 6. “A manifestação ontem (28) foi só um aviso. Temos assembléia marcada para o dia 5 e a categoria vai decidir se pára ou não?,contou.

Santo André

Na rua Senador Fláquer, em Santo André, que reúne as principais agências bancarias, a adesão foi grande. Somente o Bradesco abriu normalmente. Nas demais agências apenas o atendimento eletrônico estava funcionando. Apesar disso, não aconteceram tumultos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes