Estância Turística, Ribeirão Pires acaba com Secretaria de Turismo

Prefeito de Ribeirão Pires enfrenta problemas financeiros na administração (Foto: Foto Gabriel Mazzo/PMETRP)

O governo Saulo Benevides (PMDB) decidiu acabar com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Pires. A medida faz parte do pacote de ações que tem como objetivo cortar custos da administração municipal.

A pasta que será extinta cuida justamente do setor considerado vitrine de Ribeirão, que ostenta o título de “Estância Turística”. Na região metropolitana, somente Embu das Artes possui a mesma classificação, concedida pela Secretaria Estadual de Turismo.

Newsletter RD

A partir do mês que vem, a área de Cultura será incorporada à Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia. Já o Turismo vai fazer parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A gestão Benevides vai criar uma autarquia, batizada de RPTuris, para cuidar das questões turísticas. O projeto de lei que autoriza a criação está na Câmara Municipal para avaliação dos vereadores.

Mais cortes
As ações para tentar equilibrar as contas de Ribeirão Pires não para por aí. “Estamos estudando juntar a Secretaria de Política Comunitária e Institucional com a pasta de Assistência e Desenvolvimento Social. Estamos analisando”, afirma o prefeito Saulo Benevides, em entrevista exclusiva ao RD.

Entre as ações já tomadas estão a redução no número de estagiários, corte de 15% no salário de prefeito, vice-prefeita e secretários, suspensão de gratificação para funcionários de carreira e revisão de gastos em contratos de aluguel de imóveis e veículos. A Prefeitura chegou até a cogitar – caso o crise financeira se agrave – reduzir a jornada de trabalho dos servidores, que passariam a trabalhar de segunda a quinta-feira.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes