ABC - sexta-feira , 2 de maio de 2025

M.Bigucci comemora 32 anos com saúde financeira

O empresário Milton Bigucci diz que o momento é bom para comprar (Foto: Divulgação)

Às vésperas de completar 32 anos de fundação, a M.Bigucci, maior empresa de construção civil do ABC, comemora sua boa condição financeira ao mesmo tempo em que administra a queda nas vendas de imóveis em função da crise econômica. O presidente da empresa, Milton Bigucci, estima fechar 2015 com queda no faturamento em torno de 10%.

Segundo o empresário, o mercado este ano está mais fraco do que em 2014, quando a comercialização de imóveis também havia sido fraco na comparação com 2013. “Felizmente para nós, a M.Bigucci não tem dívidas e isso nos permite planejar sem muita preocupação, sem o desespero de ter de vender o estoque a qualquer custo”, comentou.

Newsletter RD

Atualmente, a empresa é responsável pela construção de 16 torres simultâneas, sendo 11 residenciais, duas mistas (salas comerciais e lofts) e três comerciais. Desde sua fundação, em 24 de outubro de 1983, a MBigucci contabiliza 365 torres, 9.050 unidades e mais de 1 milhão de metros quadrados construídos. Cerca de 75% das obras estão no ABC e as demais em outras cidades da Grande São Paulo. Dos imóveis vendidos, 65% são de dois dormitórios e 35% de três e 5% de um dormitório.

Por conta da crise e do fato de o ano estar para terminar, Bigucci disse que não pretende lançar nenhum edifício novo por enquanto. A ideia é iniciar a construção de novos empreendimentos somente em 2016 e, mesmo assim, com cautela. “Temos vários projetos, mas vamos liberar devagar, conforme a situação econômica for melhorando”.

Otimista, Bigucci afirma ter passado por muitas crises e que essa é só mais uma delas. Em seu ponto de vista, momentos econômicos ruins são, na realidade, oportunidades para realizar novos negócios. O empresa faz uma analogia aos negócios na Bolsa de Valores onde ninguém investe em ação que está com preço alto, mas aguarda o momento de baixa para investir.

“Quem entende espera o preço cair para investir. No setor imobiliário é assim também. Agora é o momento de as empresas comprarem terrenos e de os consumidores adquirirem seus apartamentos. Quando a economia melhorar os preços voltarão a subir”.

Sustentabilidade

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a M.Bigucci mantém, desde 2005, um projeto de responsabilidade ambiental batizado com o nome de Big Vida. O objetivo, ao ser criado, era minimizar impactos causados pela construção e, de quebra, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos na obra e tambpem dos futuros moradores.

Para tanto, os canteiros de obras da companhia contam com sistema de captação e reúso de água, coleta seletiva de resíduos como gesso, madeira, papel, plástico, entre outros, aproveitamento, ao máximo da luz natural e instalação de lâmpadas econômicas, destinação correta dos resíduos, entre outras iniciativas. Tais ações resultaram em em economia de água na casa dos 85% e de energia elétrica em torno de 90% nos canteiros de obras.

A construtora, que em 2008 aderiu ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) e envia, todos os anos, seu Relatório de Sustentabilidade ao organismo internacional, conquistou duas vezes consecutivas (2014 e 2015) o prêmio de melhor construtora de capital fechado do Brasil, de uma importante revista da área econômica de circulação nacional.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes