Reorganização ameaça 17 escolas estaduais do ABC

Estudo da Apeoesp indica que escolas de quatro cidades poderão fechar ou reduzir atividades (Foto:Pedro Diogo)

Pelo menos 17 escolas estaduais da região podem ser atingidas pela reorganização escolar promovida pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB). O levantamento foi feito pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Unidades de quatro cidades do ABC receberam avisos de que podem ser fechadas ou sofrer redução nas atividades. (veja lista abaixo).

De acordo com o sindicato, Santo André será a cidade mais atingida. Seis escolas do município devem fechar as portas, entre elas Américo Brasiliense e Celso Gama. Quatro unidades estaduais de São Bernardo estão na lista, como por exemplo a Professora Yolanda Noronha do Nascimento e a Professor Tito Lima.

Newsletter RD

As duas unidades de Mauá ameaçadas são a Professora Martha Terezinha Rosa e a Professora Emília Crem dos Santos. Segundo a Apeoesp, ambas serão desativadas. A lista do sindicato inclui ainda dez escolas de Diadema. Metade delas vai fechar e a outra metade não terá mais mais aulas no período noturno, de acordo com o levantamento.

Protestos
Desde que o governo anunciou a intenção de reorganizar o sistema educacional, protestos têm sido realizados em todo o Estado. Na última quarta-feira (7) alunos do Américo Brasiliense promoveram abraço simbólico no entorno do colégio.

“Nós vamos voltar aos anos 1970, quando tínhamos grupo, ginásio e colégio. Isso é ruim porque dificulta o acompanhamento da evolução da criança quando ela muda de escola”, critica o professor José Jorge Maggio, presidente do Sindicato dos Professores do ABC (Sinpro).

Estado diz que há salas ociosas

De acordo com o governo do Estado, o objetivo da reorganização é melhorar a rede de ensino, concentrando em uma mesma unidade apenas alunos do mesmo ciclo. Por enquanto, o governo do Estado não confirma oficialmente o fechamento de nenhuma escola. 

“Temos muitas escolas que abrigam ensino fundamental e médio. Temos hoje na rede uma estrutura para quase 7 milhões de alunos e na realidade estamos atendendo 3,8 milhões de alunos. Vamos reorganizar nesse sentido e também para ter como foco a faixa etária do estudante”, explica a diretora regional de ensino de São Bernardo, Susana Aparecida Dechechi. “Não tem escola superlotada, nenhuma”, garante.
 
A Secretaria Estadual da Educação promete realizar em 14 de novembro o chamado “Dia E”, quando todos os detalhes sobre a reestruturação serão apresentados aos pais e alunos.
 
Segundo o Estado, todos os alunos estudarão a, no máximo, 1,5 km de distância de casa. O governo solicita que os pais atualizem cadastro dos estudantes pela internet. Na década de 1990, durante a gestão Mário Covas, a educação do Estado passou por reestruturação semelhante. A titular da Pasta na época era Rose Neubauer. 

Nota

Em nota divulgada nesta quinta, a secretaria Estadual da Educação se pronunciou sobre a lista de escolas que podem fechar:

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desconhece a lista de escolas apresentada e ratifica que o estudo que definirá as unidades que passarão pelo processo de reorganização ainda está sendo feito pelas diretorias regionais de ensino e educadores. Suposições apresentadas por quem desconhece o plano de reorganização só servem para desinformar a população sobre uma proposta que entregará escolas melhores à comunidade. Nem todas as escolas passarão pelo processo e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão devido às diferenças demográficas e as necessidades regionais”.

______________________________________________________________________

Confira abaixo levantamento da Apeoesp: 

|| ESCOLAS DO ABC QUE PODEM FECHAR ||

SANTO ANDRÉ
EE. VALDOMIRO SILVEIRA
EE. DR. AMÉRICO BRASILIENSE
EE. SÉRGIO MILLIET COSTA E SILVA
EE. ADAMASTOR DE CARVALHO
EE. PROFª CARLINA CAÇAPAVA DE MELLO
EE. DR. CELSO GAMA

SÃO BERNARDO
EE. YOLANDA NORONHA
EE. TITO LIMA
EE. JULIETA VIANNA SIMÕES DE SANT ANNA
EE. PROFESSORA VILMA APPARECIDA ANSELMO SILVEIRA

MAUÁ
EE. PROFª EMÍLIA CREM DOS SANTOS
EE. PROFª MARTHA TEREZINHA ROSA

DIADEMA
EE. RAUL SADDI
EE. JOÃO DE MELO
EE. SIMON BOLIVAR
EE. VILA SANTA MARIA
EE. ANA CONSUELO

Escolas de Diadema que terão o período noturno encerrado:
EE. SOLDADO JOSÉ YAMAMOTO
EE. ADONIAS FILHO
EE. OSVALDO LACERDA GOMES CARDIM 
EE. DIADEMA (antigo CEFAM) 
EE. JARDIM ARCO-IRIS

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes