Médicos de Mauá recebem treinamento para emergência

Na atividade, os alunos utilizam boneco que possibilita treinar entubação. (Foto: Divulgação)

Cerca de 500 servidores da rede municipal de saúde de Mauá têm participado de um treinamento especial para atendimento de emergências. O curso de atualização em Suporte Avançado de Vida é promovido pela Secretaria de Saúde da cidade e coordenado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Todos os médicos, enfermeiros e técnicos da rede municipal integrarão a iniciativa, cujo foco é o cuidado emergencial de problemas cardiológicos.

Segundo Adalberto Silva Cerqueira, coordenador geral do Samu, o treinamento segue as diretrizes da Portaria 2048, que estabelece a emergência cardiológica como conteúdo programático das unidades de atendimento. “A meta é fazer com que qualquer paciente que vier a ter uma parada cardíaca ou uma arritmia, por exemplo, tenha um pronto-atendimento adequado, retornando o batimento cardíaco ao seu ritmo normal”, diz o coordenador. Em 2014, 29 emergências cardiológicas foram registradas em unidades de atendimento municipal.

Newsletter RD

O treinamento é ministrado por instrutores do Samu que receberam treinamento na American Heart Association (Associação Americana do Coração, em tradução livre). “A iniciativa segue o protocolo Advanced Cardiologic Life Support (ACLF) e o Basic Life Support (BLS), que são os mesmos utilizados em grandes hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein”, afirma. Assim, de acordo com Cerqueira, os instrutores do Samu são multiplicadores e o treinamento na American Heart Association foi investimento do Ministério da Saúde.

A atualização também aborda o atendimento a traumas, como trauma abdominal, crânio-encefálico, de membros e acidentes em geral. “Visamos ajudar o profissional a identificar o trauma e buscar formas emergenciais de tratamento para um posterior exame mais aprofundado”, informa Cerqueira.
A iniciativa deve seguir até o dia 9 de setembro, até atingir a totalidade das equipes do próprio Samu, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Cerqueira afirma que apesar do atual enfoque ser para a área de atenção básica, a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil também passarão pelo treinamento. “Temos ainda o projeto Samu nas Escolas, que esse ano já educou 80 alunos sobre cuidados emergenciais”, diz o coordenador.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes