Cesta básica abre junho praticamente estável

Principal destaque nesta semana foi no quilo da batata que ficou 27,08% mais caro (Foto: Miguel Denser/PSA)

Levantamento desta semana elaborado pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) revela que, apesar do conjunto de 34 itens se manter praticamente estável na região do Grande ABC – variação de apenas 0,20% para cima – o preço de alguns produtos se destacaram. Enquanto o quilo da batata ficou 27,08% mais caro, o preço da unidade do pé de alface retraiu 12,50%. Se na semana passada o preço médio era de R$ 491,31, nesta sai por R$ 492,30.

“No caso da batata, podemos atribuir este aumento devido aos preços praticados pelos mercados, que variam bastante. Já em relação à hortaliça folhosa, neste caso a alface, a queda ocorreu nesta semana e tende a continuar com preços neste sentido, principalmente, devido às baixas temperaturas que favorecem o cultivo e diminuem o consumo”, frisa o engenheiro agrônomo da Craisa e responsável pela pesquisa, Fábio Vezzá de Benedetto.

Newsletter RD

Ainda de acordo com o especialista, a banana e a laranja – alimentos que integram a pesquisa – também tendem a apresentar preços em queda, o que pode ser atribuído à safra de poncã (tangerina), que por competição faz com que ocorra a queda também dos preços destas frutas.

Outro item a apresentar retração significativa nesta semana foi no quilo do tomate que caiu 8,56%, mas que no levantamento anterior havia registrado os preços mais caros do ano. “A tendência agora, com as baixas temperaturas, é para que a queda nos preços deste item continue a ocorrer. Isto é claro, caso não sejamos surpreendidos com alguma interferência do clima,” conclui.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes