Estado Islâmico intensifica ataques contra exército do Iraque e mata 17 soldados

Extremistas do Estado Islâmico realizaram uma série de ataques contra o exército do Iraque na província de Anbar, matando ao menos 17 soldados, disse o porta-voz do comando militar, Saad Ibrahim Maan. O ataque aconteceu horas depois que o governo iraquiano anunciou o início de uma operação em larga escala para recapturar áreas sob o controle do grupo terrorista.

O ataque é um grande golpe aos esforços do governo de desalojar os militantes que se alastraram pelo reduto sunita. De acordo com o porta-voz, os ataques ocorreram fora da cidade de Fallujah, onde os militantes se encontram.

Newsletter RD

Os militantes atingiram os soldados que estavam instalados para a ofensiva em uma estação de tratamento de água e em um sistema em um canal entre o lago Tharthar e do rio Eufrates.

De acordo com Maan, os extremistas aproveitaram uma tempestade de areia, que tomou conta da maior parte do Iraque na noite de terça-feira, para lançar os bombardeios. As autoridades ainda não sabem quantos militantes suicidas participaram do ataque, mas sabem que os ataques vieram de várias direções.

No mês passado, a estação de tratamento de água caiu nas mãos dos militantes do Estado Islâmico, em meio a diversos atentados suicidas que mataram um general comandante e 12 soldados. No entanto, as forças governamentais iraquianas recapturaram a estação. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes