Inscrições dos conselhos de unidades de saúde terminam nesta sexta

Representantes dos conselhos de saúde de Santo André: participação popular na fiscalização das políticas públicas da área (Foto: Diego Barros/PSA)

Interessados em fazer parte de um dos 39 conselhos de unidades de saúde da rede de atenção básica de Santo André têm até sexta-feira (8), das 9h às 17h, para se inscrever. Basta se dirigir a um posto mais próximo de sua residência, em posse dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de endereço e atestado de matrícula ou cartão que comprova ser usuário do equipamento. O pleito ocorrerá em 11 de junho.

Em Santo André, cada unidade de saúde possui um Conselho Diretor, conforme a lei municipal 7.489/97. Na primeira etapa, 240 conselheiros, sendo 123 titulares e 123 suplentes, serão escolhidos pelo voto direto da população, responsável pela seleção do candidato representante de sua unidade de saúde de referência. O conselheiro tem a função de acompanhar, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas nos equipamentos localizados nos bairros onde cada integrante reside.

Newsletter RD

Com o objetivo de fortalecer os conselhos, neste ano, a Secretaria de Saúde inovou no processo de divulgação e ampliou a participação popular. No total, 105 reuniões de mobilização foram realizadas nos diversos bairros e regiões da cidade, utilizando-se espaços comunitários, como igrejas, associações de moradores, escolas e unidades de saúde. O último encontro ocorreu na terça-feira (5), em paróquia do Jardim Carla. Nos encontros, o cidadão pode entender a importância e o papel de um conselheiro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes