Varejo fecha 1º trimestre com queda de 0,8%, diz Boa Vista SCPC

As vendas do comércio varejista do País fecharam o primeiro trimestre deste ano com queda de 0,8% na comparação com igual período de 2014, de acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O resultado reforça o quadro de desaceleração do varejo que vem sendo observada desde o segundo semestre de 2014 e que deve permanecer nos próximos meses, segundo a entidade.

No acumulado em 12 meses finalizados em março, no entanto, a Boa Vista apurou crescimento de 2,0% nas vendas do varejo, o que significa um arrefecimento de 0,3 ponto porcentual em relação aos 12 meses terminados em fevereiro. No confronto com o terceiro mês do ano passado, também houve incremento nas vendas, de 1,7%.

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Dois setores terminaram o primeiro trimestre com alta, enquanto outros dois apresentaram declínio. A categoria de móveis e eletrodomésticos encerrou os três primeiros meses deste ano com variação positiva de 0,9% ante o mesmo período de 2014. Em relação a fevereiro de 2015, com ajuste sazonal, houve elevação de 3,0% e de 0,9% no confronto com março do ano passado, sem ajuste. Já no acumulado de 12 meses, a taxa ficou positiva em 2,2%.

A atividade de supermercados, alimentos e bebidas registrou crescimento tanto nos três primeiros meses do ano (de 0,8%) como em março ante fevereiro (1,3%), na comparação com março de 2014 (4,6%) e ainda no acumulado de 12 meses (2,2%).

Já as taxas dos setores de tecidos, vestuários e calçados e de combustíveis e lubrificantes caíram 2,7% e 5,5%, respectivamente, no primeiro trimestre deste ano. No terceiro mês de 2015, a categoria de tecidos, vestuários e calçados teve retração de 0,2% ante fevereiro, enquanto no confronto com março de 2014 o recuo foi de 0,6%. Já em 12 meses concluídos em março, o setor apresentou alta de 3,2%.

Quanto ao segmento de combustíveis e lubrificantes houve queda mensal de 4,1%, com o dado dessazonalizado. Ante março do ano passado, sem ajuste, a variação ficou ainda mais negativa, em 7,3%, na contramão da alta de 3,5% apurada no acumulado em 12 meses.

Perspectiva

Para 2015, a Boa Vista ressalta que o aumento na taxa de juro básico e de tributos, além da aceleração da inflação devem afetar ainda mais “intensamente” a confiança e o poder de compra dos consumidores. “Assim, a expectativa é que as vendas varejistas registrem crescimento de apenas 0,5%, valor consideravelmente abaixo do aferido em 2014 (3,9%)”, estima.

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