Governo marca reunião com representantes do Nanasa

O ato em prol da participação do projeto Nanasa no orçamento de 2015, que aconteceu na Câmara, mobilizou mães e instrutores do núcleo.

Nesta terça-feira (03/3) grupo de deficientes e familiares, que fazem parte do Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André), obtiveram o apoio de vereadores para obter recursos da orçamento para a volta das aulas de natação, que deveriam ter começado dia 3 de fevereiro. Mantido pelo município, o Núcleo funcionou de setembro a dezembro do ano passado, após sete meses fechado por absoluta falta de recursos financeiros para manter o curso, que tem 120 alunos, todos com deficiência.

Durante a sessão, o líder do governo Carlos Grana, o vereador José Araújo (PMDB), anunciou que está marcada para a quinta-feira (5) uma reunião com os envolvidos na situação do Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André). O encontro contará com representantes do governo, como o secretário de educação Gilmar Silvério, além da comissão do Nanasa. 

Newsletter RD

O ato em prol da participação do projeto Nanasa no orçamento de 2015, que aconteceu na Câmara, mobilizou mães e instrutores do núcleo. “Enquanto não tivermos um termo de parceria assinado, pequenos valores não vai fazer com que o trabalho volte”, explica Carlos Alberto dos Santos, coordenador da Acide, sobre o repasse que a prefeitura irá fazer em março, no valor de R$ 40 mil reais. Segundo a assessora de políticas de pessoa com deficiência do município Fátima Carvalho, essa não era a solução que o governo esperava, mas é a solução cabível a ser tomada.

Segundo Santos, a importância desta ação na Câmara é ter a definição da situação do projeto. “O Nanasa está ou não está no orçamento? O prometido e compromissado pelo governo, que o Nanasa estava em 2015 no orçamento, mas não se concretizou”, indaga o coordenador.

Solução

O vereador Edson Sardano (PTB) afirma que isso ocorre por conta do desconhecimento do projeto. “O que faltava é essa liga de boa vontade, mostrar para a prefeitura que isso não é uma despesa a mais, isso é um dos grandes projetos para ficar na história da administração pública de Santo André”, explica o vereador. “Eu lamento profundamente que o Consórcio tenha desdenhado o projeto”, finaliza.

Por outro lado, está marcada uma reunião para a discussão da pauta. “É importante a manifestação das pessoas, mas também, o importante é que saíram daqui com algo completo, saíram com uma reunião marcada”, afirma o vereador José de Araújo (PMDB), líder do governo.

Beneficiados

O apoio à continuação do Nanasa também é uma luta das mães dos alunos da escola. “Tá sendo terrível, porque a natação estimula vários sentidos nele”, explica Cláudia Ziaugra, mãe de Gabriel, autista e hiperativo de 4 anos. Além disso, ela afirma que em Santo André, não há nenhum local para a prática de atividade física para deficientes.

Para Regina Célia de Araújo, que sofreu um AVC, conta a dificuldade que é ficar sem as aulas de natação no núcleo. “Estou me sentindo pior, ir ao Nanasa me ajudava muito”, explica. “Queria muito que continuasse, seria ótimo”, finaliza.

Histórico

O problema financeiro começou em 2014, quando o núcleo perdeu o apoio do governo do estado. O patrocínio ficou por conta da prefeitura de Santo André, mas com o impasse de que o Nanasa só atendesse os alunos do município, passando de 240 para 120 alunos. Mas, a partir de dezembro do ano passado, o repasse deixou de ser feito e o núcleo está fechado até a presente data pela falta de verbas e de patrocínio.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes