Sabesp vai reduzir envio de água para São Caetano e cidade estuda rodízio

Paulo Pinheiro foi avisado pela Sabesp que quantidade de água que chega na cidade vai diminuir

A prefeitura de São Caetano recebeu da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a informação de que a quantidade de água enviada para a cidade será reduzida nos próximos dias. Na prática, a medida significa que o município estará a um passo de adotar racionamento.

Apesar de depender completamente do Sistema Cantareira, que está em nível crítico, São Caetano ainda está com o abastecimento em situação relativamente tranquila. Este cenário positivo se deve à adesão da população à campanha para economia de água.

Newsletter RD

Enquanto a Sabesp reduziu o envio de água em 15% no ano passado, a cidade conseguiu fazer economia de 18 % no consumo, o que impediu que as torneiras da cidade secassem. Mas a nova redução que a companhia estadual vai promover deve tornar o rodízio inevitável.

“O pessoal [da Sabesp] já comunicou que vai diminuir a vazão entre 100 e 120 litros por segundo para a cidade. Vamos tentar economizar mais, mas com essa redução vai ficar difícil, então o jeito vai ser racionar mesmo”, afirmou o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB).

A data de início do rodízio e a forma do racionamento ainda não estão definidos, até porque ainda é preciso aguardar a nova redução de vazão da Sabesp, que não tem data exata para ocorrer. Mas o prefeito descarta longos períodos de corte. “Tem que intercalar dia sim e dia não, que seria mais viável”, avalia o prefeito. A companhia estadual foi procurada pelo RD, mas não respondeu aos questionamentos da reportagem.

O Sistema Cantareira está na segunda cota do volume morto e opera com 6,9% da capacidade. As represas subiram 1,9 ponto percentual em fevereiro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes