Prefeitos do ABC cobram transparência sobre crise hídrica

Prefeitos da região participaram de encontro que debateu crise hídrica (Foto: Evandro Oliveira/PMM)

Quatro prefeitos do ABC participaram nesta quarta-feira (28) de reunião na capital paulista para discutir a crise hídrica. O encontro reuniu diversos prefeitos da região metropolitana, entre eles o idealizador da reunião, Fernando Haddad (PT). Do ABC estavam presentes Carlos Grana (Santo André), Paulo Pinheiro (São Caetano), Donisete Braga (Mauá) e Gabriel Maranhão (Rio Grande da Serra).

Sob pressão
A falta de transparência na gestão da crise foi a principal crítica feita pelos gestores municipais presentes na reunião. O governo do Estado foi representado pelo secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, que ouviu poucas e boas. “Não podemos ficar sabendo das decisões pela televisão”, comentou o prefeito Carlos Grana. “A população precisa ser avisada com antecedência e por isso precisamos saber antes para informarmos aos munícipes”, disse Donisete Braga. A declaração de um dos diretores da Sabesp, que falou sobre a possibilidade de rodízio com cinco dias sem água, foi citada como exemplo negativo de um caso em que as prefeituras foram pegas de surpresa.

Newsletter RD

Ausentes
Os prefeitos da região que não estiveram no encontro mandaram representantes. Lauro Michels, de Diadema, enviou a secretária do Meio Ambiente, Denise Ventrici. O governo Saulo Benevides, de Ribeirão Pires, foi representado pelo secretário do Meio Ambiente, Gerson Santos Duarte. O prefeito Luiz Marinho mandou o secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano.

Inauguração
O prefeito Carlos Grana entrega nesta quinta-feira (29) as obras de reforma e ampliação da USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Santo Alberto. O imóvel ganhou pavimento superior, que abrigará a área administrativa – o andar térreo ficará exclusivo ao atendimento assistencial dos usuários.

Nova visita
Os vereadores de oposição de Santo André seguem a romaria por unidades de Saúde da cidade. Na última terça-feira (27) foi a vez do Centro Hospitalar Municipal (CHM). No local, receberam reclamações como de móveis e objetos deteriorados. Durante visita, os parlamentares foram recebidos pelo diretor do hospital, doutor José Antônio Souto Tiveron, que levou os parlamentares para conhecer as demais alas da unidade de saúde.

Metalúrgicos protestam
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estima em 4 mil o número de trabalhadores que participaram do Dia Nacional de Lutas por Direitos e Emprego na região nesta quarta-feira. O grupo, formado principalmente por profissionais da Scania, realizou ato no viaduto Tereza Delta, em São Bernardo. Parte da categoria seguiu depois para avenida Paulista, onde um grande ato foi realizado em frente ao MASP.

Alvo
As críticas dos metalúrgicos recaem sobre as medidas anunciadas pela equipe econômica do governo Dilma, principalmente as que mudam o seguro-desemprego e o reajuste na tabela do Imposto de Renda. O principal alvo de críticas foi Joaquim Levy, ministro da Fazenda considerado alinhado com o mercado financeiro, não com os trabalhadores.

Bate na madeira
Não bastassem os problemas de abastecimento que atingem residências de Mauá, uma adutora se rompeu nesta quarta-feira (28), prejudicando 70% da cidade. Isso é que é azar.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes