Após queixas, Mauá desativa ciclofaixa de lazer

Carros usam faixa dedicada a bicicletas na avenida Barão de Mauá, no último domingo (Foto: Tiago Oliveira)

A prefeitura de Mauá desativou a ciclofaixa de lazer que estava em funcionamento na avenida Barão de Mauá desde o dia 1º de junho. A faixa da esquerda da via ficava reservada para as bicicletas todos os domingos, das 7h às 16h.

A ciclofaixa ocupava um trecho de 6 km, da Praça da Bíblia até a Gruta Santa Luzia e deixou de funcionar antes da realização do 1º turno das eleições.

Newsletter RD

A justificativa oficial – inclusive veiculada em cartazes afixados pela prefeitura ao longo da via –, era que o serviço havia sido interrompido justamente por causa da disputa eleitoral. Seria uma forma de evitar transtornos nos dias de votação e garantir a livre circulação de candidatos que poderiam escolher a Barão de Mauá para fazer carreatas.

No entanto, duas semanas depois do fim das eleições, a ciclofaixa continua desativada. E tudo indica que não voltará a funcionar.

Reclamação
A ciclofaixa de lazer não foi bem recebida pela maioria dos moradores e comerciantes que utilizam a Barão de Mauá aos domingos, devido aos transtornos no trânsito que o serviço causou.

O comércio da região chegou a realizar um abaixo-assinado pedindo o fim do espaço destinado às bicicletas.

A queixa generalizada pode explicar porque a prefeitura, sem alarde, não retomou o serviço mesmo depois que a eleição acabou.

“Estava tendo vários problemas dos mercados daqui, que estavam perdendo clientes. Ficava um número muito grande de veículos acumulado. Com uma faixa só para carros, fica difícil”, constata José Carlos do Nascimento, proprietário de uma banca de revistas na avenida Barão de Mauá. Ele trabalha em frente ao acesso à avenida Benedita Franco da Veiga, que leve ao Jardim Feital e é um dos locais com trânsito mais intenso da região.

“O trânsito já é intenso normalmente. Com uma faixa só, ficava pior ainda”, afirma Nilze Avelino, moradora do Jardim Itapeva.

Prefeitura
Procurada pela reportagem do RD, a prefeitura de Mauá não se pronunciou sobre o fim da ciclofaixa e não informou, portanto, se a desativação do serviço é definitiva.

A ciclofaixa é fruto de uma parceria entre a administração municipal, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude e a Federação Paulista de Ciclismo. O convênio entre prefeitura e governo do Estado tem duração de seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis meses.

A recepção negativa da ciclofaixa deve levar o governo Donisete Braga a não renovar o convênio com o Estado. No entanto, há a possibilidade de a prefeitura renovar a parceria e tentar levar a ciclofaixa para outra avenida da cidade.

_______________________

Atualização em 14/11/14

Após a divulgação da reportagem, a prefeitura de Mauá enviou resposta ao RD. Leia na íntegra a nota encaminhada nesta sexta-feira (14):

A Ciclofaixa de Lazer da Av. Barão de Mauá foi interrompida por algumas semanas devido a questões operacionais: manutenção na via, realização do 1º e do 2º turnos da eleição e, no último domingo, por conta da prova do Enem.

Vale lembrar que a Av. Barão de Mauá é uma importante via de ligação do centro da cidade com o bairro, por onde passa cerca de 30% da frota dos ônibus municipal,e a interrupção foi necessária para evitar transtornos em dias de trânsito acima do normal.

Também por conta disso, nos dois próximos domingos — 16 e 23 –, em que serão realizadas as provas do concurso público de Prefeitura de Mauá, a Ciclofaixa estará suspensa mais uma vez.

No dia 30/11 a Ciclofaixa volta a funcionar normalmente.

O convênio com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo para operação da faixa vence em dezembro, mas pode ser estendido por mais seis meses. No momento, os técnicos da prefeitura estão estudando se ela continuará na Av. Barão ou será transferida para outra via.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes