ABC sai da rota dos presidenciáveis

Aécio não volta à região. Foto: Marcos Fernandes

Os candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial não têm novas agendas previstas para o ABC.

Tanto Dilma Rousseff (PT) quanto Aécio Neves (PSDB) visitaram a região em setembro. Agora, no entanto, o tempo curto tem limitado o espaço para atividades de rua, o que reduz as chances de a petista e o tucano aparecerem de novo em alguma das sete cidades.

Newsletter RD

Dilma chegou a pré-agendar uma visita a São Bernardo na última quarta-feira (15), mas cancelou de última hora.

“Ela a princípio viria na quarta, mas puxamos para São Paulo para gravar com sindicalistas. Ela está tentando encaixar uma agenda para vir numa fábrica, mas acho difícil”, afirma o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), coordenador da campanha de Dilma no Estado.

Aécio também não deve aparecer na região novamente. Ao invés disso, aliados fizeram um ato em prol da candidatura do tucano na última terça-feira (14). O ato contou com a participação do deputado estadual reeleito Orlando Morando (PSDB), do deputado federal eleito Alex Manente (PPS) e do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV).

TV é prioridade
O segundo turno obriga os candidatos a dedicarem um tempo maior às aparições na TV, o que dificulta a realização de corpo-a-corpo. Em uma disputa que está acirrada, as propagandas eleitorais passaram a ter um peso ainda maior, virando prioridade máxima para PT e PSDB.

Como agora há horário eleitoral gratuito em todos os dias da semana, inclusive domingos, os presidenciáveis passam mais tempo em estúdios gravando programas e inserções. Além disso, há os debates, que tem consumido muito tempo de Dilma e Aécio.

Foram programados nada menos do que três debates em um espaço de seis dias. O primeiro embate aconteceu na última segunda-feira (13), na Band. O segundo ocorreu no SBT, nesta quinta-feira (16). No domingo (19) é a vez da Record promover seu debate, que começa às 22h15. O da Globo acontece na próxima sexta-feira (24).

Matriz recebeu candidatos
A Igreja Matriz de São Bernardo reforçou nestas eleições a fama de principal destino de candidatos que decidem vir ao ABC pedir votos. Os três principais concorrentes do primeiro turno tiveram a mesma ideia.

Foi assim com Dilma Rousseff, que esteve em São Bernardo no dia 2 de setembro. Dilma e Lula saíram do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e percorreram a rua Marechal Deodoro até a Praça da Matriz.

O local também foi escolhido por Aécio Neves para pedir votos, no dia 29 de setembro. O tucano andou por um trecho da Marechal, próximo à igreja, na companhia do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Foi a única atividade do ex-governador de Minas Gerais no ABC nesta campanha.

Marina Silva (PSB) também resolveu dar as caras em São Bernardo. A ex-ministra do Meio Ambiente não fez caminhada, mas promoveu um ato político em frente à Igreja Matriz, no dia 19 de setembro.

Desempenho
No saldo do primeiro turno, Aécio saiu vencedor no ABC. O tucano venceu em quatro das sete cidades da região (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires). Marina Silva saiu vitoriosa em Mauá e Dilma teve mais votos em Diadema e Rio Grande da Serra.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes