Greve dos bancários continua e não há previsão de retorno ao trabalho

Os bancários têm reunião nesta quinta para definir próximos passos da greve (Foto: Évora Meira)

O segundo dia da greve dos bancários no ABC paralisou atividades nas agências da rua Marechal Deodoro e proximidades, em São Bernardo. Também ficaram fechadas durante todo o dia 55 unidades da Caixa Federal e 29 do Banco do Brasil na região. No total, deixaram de funcionar 110 agências, envolvendo 1.460 trabalhadores.

Mesmo em greve, o Sindicato garantiu o serviço de pagamento aos aposentados e pensionistas do INSS. Em alguns locais eles foram atendidos no caixa por funcionário destacado para a função e, em outros, auxiliados por bancários para utilizar as máquinas de autoatendimento. “São pessoas idosas, que muitas vezes têm dificuldades de se deslocar até o banco e que nem sempre sabem operar as máquinas de autoatendimento, por isso garantimos que pudessem receber o pagamento”, afirmou o presidente do Sindicato, Eric Nilson.

Newsletter RD

Em todos os demais casos os diretores sindicais orientaram os clientes a procurar agências nos bairros ou a utilizar o autoatendimento. Sem nenhuma nova contraproposta da Fenaban, os bancários prosseguem em greve nesta quinta-feira, 2 de outubro. No ABC será realizada assembleia a partir das 17h na sede do Sindicato, centro de Santo André.

Manifestação – Também nesta quinta-feira a categoria bancária promove manifestação em frente aos prédios do Banco Central em dez capitais brasileiras. O objetivo é combater as propostas políticas que os bancos colocaram na agenda da eleição presidencial deste ano, entre elas a independência do Banco Central, a limitação do papel dos bancos públicos e o fim do crédito direcionado. Em São Paulo, o protesto começa às 15h.

Brasil – Os bancários fecharam pelo menos 6.572 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal nesta terça-feira 30, primeiro dia da greve nacional da categoria por tempo indeterminado. São 427 unidades paralisadas a mais que no primeiro dia da greve do ano passado (6.145), um crescimento de 6,95%. No ABC, de terça (30) para quarta (1), outras 6 agências deixaram de funcionar.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes