ABC conta com 25 mil metros de ciclovia

Ciclistas ganham cada vez mais espaço no ABC. Foto: Banco de Dados/Mauá

Como em todo o país, o ABC não ficou para trás em relação ao ciclista. Com leis, projetos e muito espaço, o ciclismo está cada vez mais arrumando seu lugar no trânsito brasileiro. Na região, são cerca de 25 mil metros de extensão de ciclovia, números que fazem do ABC referência para o ciclista.

Diadema é a cidade do ABC com o maior número de ciclovias. Com 13 quilômetros de extensão, as duas ciclofaixas do munícipio tem o funcionamento aos domingos. A ciclofaixa do Campanário tem cinco quilômetros. Ela se estende do bairro Taboão (avenidas Almiro Senna Ramos e Luís Carlos Prestes) ao bairro Campanário (Avenida Paranapanema/Praça Kaleman), região norte da cidade.

Newsletter RD

Já do outro lado do munícipio tem a Ciclofaixa da Avenida Ulysses Guimarães que tem oito quilômetros de extensão. A pista inicia e termina em frente ao Grêmio Esportivo 7 de Setembro, região Leste. Além de ser criada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, ela tem apoio da Federação Paulista de Ciclismo.

A ciclovia de Santo André é espalhada por toda a cidade. No total são 4.550 metros de extensão, para 14.098 ciclistas, segundo dados do ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). O munícipio conta com seis ciclovias, na Av. Lauro Gomes, entre avenida Prestes Maia e avenida Atlântica – 1.060m. Na avenida Lauro Gomes, entre Av. Prestes Maia e rua Fernando Magalhães – 440m. Avenida Marginal Cassaquera, entre avenida dos Estados e avenida Giovanni B. Pirelli – 1.200m. Ainda tem na avenida Waldemar Mattei, entre rua Gamboa e avenida Pereira Barreto – 350m. E por fim, na avenida Lauro Gomes, a partir da avenida Pereira Barreto até rua Urupema – 500m e Estrada do Pedroso, próximo a entrada do Parque – 1.000m.

Além disso, Santo André conta com a Pedalada Noturna, projeto que incentiva o esporte na cidade. Toda segunda-feira, ciclistas da região se encontram em frente ao espelho d´água, no Paço Municipal. A partir das 20h30, os atletas pedalam pelos principais pontos do ABC. A pedalada se encerra por volta das 22h.

São Caetano também tem o seu espaço para o ciclista na cidade. No munícipio, são cinco quilômetros de ciclovias, sendo dois na avenida Tijucussu, mais três na avenida Presidente Kennedy. Em discussão no Consórcio Intermunicipal do ABC, há um projeto para ser implantado mais oito quilômetros de ciclovia, nas avenidas Guido Aliberti, Goiás e Presidente Kennedy.

São Bernardo do Campo tem 3,2 quilômetros de ciclovias, em três avenidas: Pery Ronchetti (região central), João Firmino (Bairro Assunção) e Nelson Mandela (Vila São Pedro). Atualmente, na Avenida Kennedy, está sendo construído 1,5 km de ciclovia, que atingirá toda a extensão da via, da Praça Ibraim de Almeida Nobre até a Avenida Senador Vergueiro. A cidade também conta com uma ciclofaixa permanente, de dois quilômetros, na Avenida Presidente João Café Filho (Bairro dos Casa), que funciona como opção de transporte aos ciclistas. A cidade ainda não possui ciclofaixas de lazer. Segundo a Prefeitura, todos os novos projetos viários da cidade prevêem a implantação de ciclovias ou ciclofaixas, a exemplo do projeto de construção dos 12 corredores de ônibus e da Linha 18-Bronze do Metrô.

A ciclofaixa em Ribeirão Pires está localizada na avenida Prefeito Valdírio Prisco, da escola Sesi até o Circuito Amarelo de Caminhada. Com 2,3 quilômetros de extensão, a ciclofaixa possui sinalização própria com pintura e demarcação com cones.

A cidade de Mauá conta hoje com 11 km de ciclovias. O projeto de construção das marginais contará com mais 15 km de expansão. O município conta com a “Ciclofaixa de Lazer”, projeto do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, que funciona aos domingos das 07hs às 16hs, na Av. Barão de Mauá, com 6km de extensão, ligando a Praça da Bíblia (Centro) até a Gruta Santa Luzia (Jd. Itapeva). Oferece cem bicicletas para empréstimo, divididas em dois pontos. Estima-se que cerca de 2.400 bicicletas transitam na Ciclofaixa por domingo.

Até o momento não há ciclofaixas em Rio Grande da Serra, porém, há um projeto em andamento para ciclofaixas nas avenidas José Belo, Guilherme Pinto Monteiro e Prefeito Cido Franco, bem como no Parque Linear, que será construído na região da Vila Tsuzuki.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes