Santo André faz triagem para detectar osteoporose

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Saúde de Santo André promove a Campanha de Prevenção de Osteoporose, a partir desta segunda-feira (25) até o próximo dia 29, com triagem na unidade Centro. O público alvo serão mulheres na pós-menopausa e acima de 60 anos, vítimas da doença que representa a descalcificação progressiva dos ossos. Aproximadamente, 700 pacientes foram previamente agendadas nos 33 equipamentos da rede de atenção básica e passarão pelo exame.

Neste ano, a maioria das mulheres integra o Caminhando para a Saúde, programa de atividade física da Pasta e que mescla ações de lazer e cidadania por vários espaços públicos da cidade. “Pelo menos uma vez por ano, é uma profilaxia necessária para diminuir as fraturas do fêmur e da coluna no público feminino da terceira idade”, apontou o médico José Carlos de Araújo, responsável pela área da Saúde da Mulher, vinculada ao Departamento de Assistência à Saúde de Santo André.

Newsletter RD

A ultrassonografia óssea de calcâneo é a triagem inicial para se detectar o problema. Segundo o ginecologista, trata-se de um procedimento simples. A paciente obterá o resultado segundos depois, na própria Unidade de Saúde Centro, localizada na Rua Campos Sales, 575, referência para realização do exame gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Densitometria

A partir da triagem inicial, os casos mais graves serão encaminhados para uma segunda etapa. A usuária da rede municipal de saúde fará o exame de densitometria óssea, procedimento que detecta e define o diagnóstico da doença. A campanha será realizada em parceria com a Indústria Farmacêutica Eli Lilly, responsável pelo fornecimento do equipamento, operador e todo material a ser utilizado (insumos).

A previsão é que sejam realizados, durante a campanha, entre 100 e 120 exames por dia. Estudos científicos na área comprovam que, um terço de todas as mulheres acima de 65 anos, terá osteoporose. Entre as principais causas estão menopausa, idade avançada, histórico familiar e constituição física magra. É mais frequente na raça branca e em asiáticas.

A Prefeitura de Santo André possui o Ambulatório de Osteoporose, criado há quatro anos e localizado no Centro de Especialidades 3, na Vila Vitória (Rua Paulo Novais, 501). O exercício físico mais adequado é a caminhada, de baixo impacto, sempre após recomendação médica. Os alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e derivados (iogurtes e queijos), são ideais, mas a carne vermelha, refrigerante, café e sal devem ser evitados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes