Setor de serviços domina oportunidades de trabalho no ABC

Centros de Trabalho da região oferecem oportunidades de emprego semanalmente

Os Centros de Trabalho e Renda das cidades do ABC divulgam, semanalmente, o número de oportunidades de trabalho. Nesta semana, a maioria das vagas oferecidas está relacionada ao setor de serviços.

Em São Bernardo, o Centro de Trabalho e Renda foi inaugurado em 2010 e até agora, já foram colocadas no mercado de trabalho 14.900 pessoas, segundo o coordenador Marcio Cristiano Pereira. Nesta semana, são 388 vagas em aberto, todas relacionadas a serviços e comércio. “O público sempre procura na área de produção, mas é muito difícil, não chega nem a 1% das oportunidades”, afirma.

Newsletter RD

Segundo Pereira, são atendidas no Centro cerca de 400 pessoas por dia. A maioria tem estudos entre o fundamental incompleto e o ensino médio. Em relação a idade, o público varia muito, segundo o coordenador, são pessoas entre 18 e 43 anos. Cerca de 70% das vagas oferecidas são no município, que também consegue vagas nas demais cidades do ABC e na capital. Além das oportunidades de emprego, o centro de São Berardo tem uma parceria com a Secretaria da Educação e sugere cursos do Senai para qualificação profissional em algumas áreas.

Em Diadema, também inaugurado em 2010, o centro tem 334 vagas em aberto nesta semana. Assim como em São Bernardo, todas as vagas são do setor de serviços. Oportunidades como açougueiro, auxiliar de produção, atendente, limpeza e porteiro são as mais procuradas. Segundo a diretora Cristiane Assis, são atendidas diariamente cerca de 600 pessoas, e são oferecidas de 130 a 150 novas vagas por semana, a maioria em Diadema. Segundo a diretora, o Centro tem projetos para oferecer qualificação e orientação profissional num futuro próximo.

Em Mauá, nesta semana foram oferecidas 390 oportunidades de trabalho. A maioria das vagas fica no município, mas também abrangem a região e a capital. O diferencial do Centro de Mauá é a unidade móvel, que vai até as casas dos munícipes para cadastramento e verificação de vagas de emprego. Neste mês, os bairros contemplados serão Parque Santa Rosa, Jardim Flórida e Parque das Américas.

Em Ribeirão Pires, nesta semana, foram divulgadas 142 oportunidades de trabalho, a maioria na área de serviços e no município. As principais vagas são de auxiliar de limpeza, empregada doméstica, cabeleireiro, cozinheiro geral, estoquista, gesseiro e pintor de edifícios.

As demais prefeituras não responderam à solicitação ou não enviaram resposta até a data desta publicação.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes