ABC - quinta-feira , 25 de junho de 2026

Santo André terá OP Digital

Depois de seis anos, Santo André retomará a medida que virou característica das gestões petistas: o OP (Orçamento Participativo). No próximo dia 6 de maio, ocorrerá a primeira das 20 plenárias que acontecerão até o dia 6 de junho. Em cada encontro os moradores vão eleger duas propostas para atender as demandas do entorno e uma iniciativa para melhorar o cotidiano do município.

Ao todo serão 40 propostas para as regiões e 20 para a cidade. Mas a novidade deste ano é a possibilidade de opinar virtualmente. O OP Digital começa dia 8 de maio e segue até 8 de junho. Os interessados entrarão no site da Prefeitura e, por meio de um portal de participação, farão um cadastro com os principais dados. Na sequência, poderão sugerir as demandas. Neste caso, será uma proposta por região – 20 no total – e uma ação global para o município. “Quem participar das plenárias pessoalmente também poderá dar sua opinião pela internet”, destacou o prefeito Carlos Grana (PT), durante coletiva nesta quinta-feira (24).

Para evitar trotes no OP Digital, a Prefeitura destacou 20 moderadores que farão uma espécie de filtro nas demandas. “Eles darão o retorno, por email, se a demanda foi aceita inicialmente para ser apresentada para votação “, explicou o secretário de Orçamento, Alberto de Souza.

A votação das demandas digitais também ocorrerá via internet. “O objetivo é tentarmos atingir também a juventude. Nós vimos que com o PPA (Plano Plurianual), feito em 2013, nós não tivemos a participação das pessoas com idade entre 15 e 29 anos”, destacou o prefeito Grana.

A ideia de atrair este público é justamente manter diálogo com os idealizadores dos movimentos sociais que tomaram contas das ruas em junho passado. “Eles poderão fazer um rolezinho participativo”, brincou o secretário.

Agenda

Neste sábado, os cerca de 500 comissionados da Prefeitura irão, em grupos de 10 a 15, percorrer as regiões da cidade para explicar o cronograma e os critérios da ação. Ainda antes do início das plenárias, o Paço fará duas reuniões de mobilização. Nos dias 29 e 30 deste mês, a sociedade civil organizada participará de encontros setoriais. Na terça (29), às 18h30, conselhos gestores, religiosos, entidades de classe e ONGs; na quarta, será a vez dos sindicatos, empresários, universidades, instituto de pesquisa e escolas particulares.

Demandas

Segundo a Prefeitura, as demandas votadas e aprovadas serão publicadas numa edição impressa, que também será disponibilizada no site. A partir das demandas indicadas, será eleito um Conselho do OP – formado pelos delegados eleitos em cada uma das 20 regiões – que terá a função de acompanhar o andamento das indicações.

Em 2015, segundo o prefeito, ocorrerão plenárias para a prestação de contas referentes ao andamento das demandas apontadas neste ano. Em 2016 também haverá prestação de contas referente a 2015, bem como a priorização de demandas para 2017 e 2018. Caso o atual governo seja reeleito, em 2017 está previsto no calendário a definição de diretrizes, por meio do PPA, para o período de 2018 a 2021.

Compartilhar nas redes

jojobetgrandpashabetDeneme Bonusu Veren SitelerGrandpashabetzirvebetcasibombullbahispiabellacasinojojobet girişdeneme bonusumatbetmatbetmatbetdeneme bonusu veren sitelerbahiscasinoMadridbetMadridbetMadridbetMadridbetcasibomdeneme bonusu veren sitelerdeneme bonusuMarsbahiscasibomgrandpashabet girişbeykoz escortJojobetПроститутки БишкекаcasibomgalabetcasibomcasibomzirvebetJojobetcasibomcasibomjojobetgrandpashabetcasibomgrandpashabet girişbetciograndpashabet girişcasibom girişgrandpashabet girişgrandpashabetgrandpashabet