Apenas 19% dos municípios têm Plano de Resíduos Sólidos elaborados

Hoje apenas 19% dos municípios têm Plano de Resíduos Sólidos elaborados. Este é um pré-requisito para acesso a recursos da União. Segundo Zilda Veloso, diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, um dos motivos para o baixo índice da entrega dos planos é a falta de capacidade técnica. No último dia 18 o programa ECO Negócios, da ECO TV, ouviu um experiente gestor ambiental sobre o assunto. Ele concordou com Zilda Veloso.

Para Jetro Menezes, gestor ambiental, auditor e docente universitário, realmente faltam técnicos no país. “Muitas vezes o que fazemos é chegar em uma Prefeitura aglutinar técnicos de diversas áreas como biologia e engenharia e estabelecer a coordenação do trabalho”, disse ele ao jornalista Nelson Tucci durante o programa.

Newsletter RD

Mas uma coisa que preocupa é, invariavelmente, a falta de dados. Para se organizar uma coletiva seletiva, por exemplo, são essenciais alguns dados locais e isto nem sempre existe, pondera o entrevistado, que prevê um mínimo de 4 meses para a implementação de um Plano de Resíduos Sólidos.

Um outro fato que pode ser determinante no êxito no programa é o envolvimento de outros setores do município, como a iniciativa privada. Daí a importância de se estabelecer uma comissão tripartite – Consultoria, Prefeitura e Iniciativa Privada – na elaboração do plano. Com um adequado envolvimento de todos o fluxo certamente segue melhor. “Mas é sempre a Prefeitura, o poder público, que deve estar à frente, comandando, implementando e fiscalizando o cumprimento”, destaca ele.

O programa ECO Negócios vai ao ar todas 3ªs-feiras, às 21h, no Canal 9 NET ABC e conta com a parceria do Repórter Diário.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes