São Bernardo se destaca no esporte

Joel afirma que diferença de idade é compensada pela experiência / Foto: July Stanzini

Campeão dos Jogos Regionais pela terceira vez consecutiva pela seleção masculina de vôlei de São Bernardo, o central Matheus Cunda, 21 anos, está feliz com o desempenho da equipe, em que permanece desde 2009. Vindo do Rio Grande do Sul, após diversas experiências nas seleções da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), gaúcha e brasileira, o atleta se firmou na equipe profissional no ABC e, desde então, sua independência pessoal e financeira. “Me dedico inteiramente ao esporte, para isso tive que me afastar da família e passei a viver do vôlei”, comenta o central, que treina cinco horas diariamente.

No mesmo ritmo está o capitão da equipe, Joel dos Santos Monteiro, 39 anos, que, apesar da diferença de idade, afirma ser diferencial no ponto de vista da experiência com o esporte. “No time somos todos iguais e nos dedicamos da mesma forma, mas as vivências anteriores agregam sempre em benefício da equipe”, diz o atleta, que já disputou inclusive pela seleção brasileira, Campeonato Sul-Americano, Liga Mundial e Copa América de Voleibol.

Newsletter RD

Matheus Cunda e Joel dos Santos Monteiro são resultado dos investimentos que São Bernardo oferece ao esporte. Campeã dos Jogos Regionais 2013, disputados em Barueri, o município segue em ritmo acelerado para mais conquistas. Para José Alexandre Pena Devesa, secretário de Esporte e Lazer da cidade, as vitórias são fruto da consolidação do trabalho feito no município diariamente. “Temos todo o incentivo, financeiro e estrutural, para a formação dos esportistas desde as categorias de base”, diz. Devesa acredita a sequência dos trabalhos técnicos ajudam a permanecer o entrosamento e dão bons resultados nas equipes, que somam aproximadamente 900 atletas.

O próximo grande campeonato será os Jogos Abertos, marcados para outubro, em Mogi das Cruzes. A expectativa é se manter no topo do ranking, com destaque nas modalidades de futebol masculino e feminino, que se sobressaíram após longo período sem vitórias. “O desafio do esporte de alto rendimento é tentar permanecer entre os primeiros colocados, pois não se pode apenas dedicar às equipes principais, mas também as de base com qualidade”, afirma.

Projetos
São Bernardo possui diversos projetos para valorizar as práticas esportivas, entre eles o Tigrinho, mantido pelo São Bernardo Futebol Clube em parceria com a Prefeitura e que reúne cerca de 6 mil crianças, de 9 a 16 anos, inscritas nos 35 núcleos espalhados pelo município. “O projeto tem papel importante na formação, e os garotos que se destacam podem ser aproveitados no clube”, comenta o secretário.

A gestão e, principalmente, os atletas estão na expectativa da inauguração dos Centros de Excelência Esportiva (CEE) de atletismo e ginástica artística e o Centro de formação de handebol, previstos para dezembro deste ano.

(Colaborou Iara Voros)
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes