FIESP lança dia 9 programa de inovação para indústrias do ABC

Dirigentes da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) se reúnem dia 9 de agosto, em São Bernardo, para o lançamento do ‘Projeto de Inovação Tecnológica FIESP-CIESP-SENAI do ABCD’. O encontro visa preparar e capacitar as empresas da região para execução de projetos de inovação, apoiados pela Agência de Inovação da USP (Universidade de São Paulo). O evento começa às 9h, na Escola Senai Mario Amato, com a presença de Paulo Skaf, presidente da FIESP.

Romeu Grandinetti, gerente da Diretoria de Tecnologia do Ciesp, diz que o objetivo é que a inovação dê o mesmo salto que deu a qualidade 20 anos atrás. Hoje a qualidade virou feijão com arroz, não é mais diferencial dentro das empresas, porque em geral avançaram no quesito. “Fala-se muito sobre inovação, mas sem um conceito concreto. Nossa ideia não é fazer com que a inovação se transforme em realidade, mas seja regra sistemática das empresas”, explica Grandinetti, que espera atingir 240 indústrias, de micro a médio porte.

Newsletter RD

Com apoio do SEBRAE-SP, o programa possui seis etapas. A primeira contempla reuniões de sensibilização e mobilização nos principais polos industriais do Estado. Além das empresas industriais do ABCD, o programa vai atacar indústrias de Osasco, Sorocaba, Piracicaba, Campinas e Guarulhos. O empresários passarão por dois módulos de capacitação no SENAI, a fim de adquirir conhecimento necessário para dividir e implementar nas indústrias.

Financiamento

A partir da quarta etapa, em que serão elaborados planos de gestão de inovação, o desenvolvimento do programa será feito por meio de consultoria nas empresas, que ajudarão os empresários a implantar os projetos de inovação e levantar recursos, através de financiamentos de instituições, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O projeto deverá ter 131 horas de serviços de consultoria e capacitação e deve durar entre um ano e um ano e meio, de acordo com a evolução das empresas.

Em São Bernardo, o encontro inclui três apresentações. A primeira, a palestra ‘Inovação para o que importa na minha empresa’, com Marcos Avó, diretor da Consultoria Lunica. Depois serão relatados cases de empresas da região que conseguiram ampliar a produtividade e a competitividade com projetos de inovação. Para finalizar, haverá apresentação de todo o Projeto de Inovação Tecnológica FIESP-CIESP-SENAI do ABCD, como será sua operacionalidade, as etapas e as atividades que as empresas interessadas irão desenvolver, além dos serviços do Senai no âmbito da inovação.

Outras informações no site da FIESP – www.fiesp.com.br. O Senai Mario Amato fica na avenida José Odorizzi, 1.555, bairro Assunção, São Bernardo.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes