Alunos marcam presença em protesto de professores da UFABC

Cerca de 500 pessoas participaram de manifestação realizada nesta quarta-feira (06/06), por professores da UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André. A passeata, que foi iniciada no campus andreense da instituição e terminou no Paço Municipal da cidade, contou com o apoio de muitos alunos, alguns vindos de outras instituições, como a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

“O apoio dos alunos é cada vez maior, pois sabemos que a reivindicação dos professores tem como objetivo a melhoria no ensino”, afirma Johnny Bispo, presidente do Diretório Acadêmico do campus de São Bernardo da UFABC. Segundo Bispo, novas atividades estão marcadas para aumentar ainda mais a adesão dos estudantes. “Pretendemos realizar aulas públicas e ampliar ainda mais a visibilidade da mobilização”, define.

Newsletter RD

De acordo com o estudante, uma nova manifestação está prevista para o dia 12 de junho, na Avenida Paulista. Dessa vez, com a participação de todas as universidades federais em greve no estado.

Greve

Professores de 48 IFES (Instituições Federais de Ensino) de todo o país estão em greve desde o dia 17 de maio. As principais reivindicações são a reestruturação do plano de carreira da categoria e aumento salarial de 22,08%, (referente à inflação e variação do PIB desde 2010). Devido a diferenças no calendário acadêmico da instituição, onde as aulas só começaram no dia 28 de maio, os docentes só aderiram na prática ao movimento na última terça-feira (05).
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes