Menino de 10 anos atira contra professora e se mata

Aluno disparou contra a educadora por volta das 15h50 dentro da sala de aula da escola Alcina Dantas Feijão, em São Caetano (Foto: Marciel Peres)

Um estudante de 10 anos disparou contra a professora e se suicidou, na tarde desta quinta-feira (22), na escola municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano. Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, está internada no Hospital das Clínicas e tem estado de saúde estável. David Mota Nogueira, aluno do 4º ano C, pegou a arma particular do pai, Nilton Evangelista Nogueira, GCM do município.

Após disparar contra a educadora com a arma de calibre 38 dentro da sala de aula, por volta das 15h50, David correu para o corredor e atirou contra a própria cabeça, segundo Robinson Castropil, capitão da PM. O garoto foi socorrido com vida, encaminhado ao Hospital de Emergência Albert Sabin, na avenida Keneddy, em São Caetano, mas não resistiu a duas paradas cardíacas e morreu às 16h50.

Newsletter RD

Rosileide levou um tiro na região posterior do lado esquerdo, altura do quadril e sofreu uma fratura na patela direita. A educadora foi resgatada pelo helicóptero Água da Polícia Militar e levada para o Hospital das Clínicas após não conseguir pousar no hospital estadual Mário Covas, em Santo André, e no hospital estadual Santa Marcelina, em Itaquera, na Zona Leste. Seu estado de saúde é considerado leve/moderado e a professora está fora de perigo.

O irmão de David também é aluno do Alcina Dantas Feijão e está no 9° ano. As aulas na unidade de ensino, famosa por oferecer ensino de qualidade, foram suspensas na noite desta quinta-feira (22) e durante toda a sexta-feira (23). Em 2010, a escola obteve a melhor nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) entre as instituições públicas não-técnicas do Estado de São Paulo.

Pai poderá responder por homicídio culposo
De acordo com Moacyr Rodrigues, secretário de Segurança Pública de São Caetano, a arma de calibre 38 usada pela criança é de uso particular do pai, funcionário da GCM há 14 anos. “Apuramos que o registro da arma é válido até setembro de 2012. O Nogueira é um guarda civil municipal de conceito excepcional”, destaca.

Francisco José, delegado titular da delegacia sede de São Caetano, explica que se ficar provado em inquérito que houve imprudência do pai no armazenamento da arma, Nogueira responderá judicialmente por homicídio culposo. As investigações sobre o ocorrido serão realizadas no 3° DP (Distrito Policial) de São Caetano e serão presididas pela delegada titular, Lucy Mastellini Fernandes.

 

Caso anormal
Para o delegado titular da delegacia sede de São Caetano, este é um caso que merece atenção especial, já que são raras as ocorrências de suicídios com crianças. “Precisaremos da ajuda de psiquiatras e psicólogos para entender os motivos do crime, mas a primeira informação é de que o aluno não gostava da professora”, comenta.
 
As testemunhas começam a ser ouvidas em breve, segundo José. “Algumas testemunhas ficaram chocadas e tiveram de ser socorridas, mas ouviremos dois adultos (um homem e uma mulher) e os alunos”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes