5ª Primavera de Museus traz exposição e mostra de cinema

A exposição Mulheres, memória e ofícios vai estar no Fundação Pró-Memória a partir de 19 de setembro (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para o debate sobre temas da atualidade, o projeto Primavera dos Museus, neste ano em sua 5ª edição, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, e realizado pelas instituições participantes em 310 cidades brasileiras. Em São Caetano, a realização é da Prefeitura da cidade, por meio da Fundação Pró-Memória.

A iniciativa será realizada entre os dias 19 e 25 de setembro, período em que serão oferecidas 1.779 atividades em 589 instituições museológicas. O tema deste ano é Mulheres, Museus e Memórias e a programação na cidade integra uma exposição e uma mostra de cinema.

Newsletter RD

A exposição Mulheres, memória e ofícios estará exposta na Fundação Pró-Memória (avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula), a partir do dia 15/9 (quinta-feira) Nesta mostra, o feminino ganha espaço de protagonista. As mulheres, por meio de seus mistérios, fazeres e lutas, tornam-se sujeito ativo de fatos que marcaram o desenvolvimento da cidade, de Núcleo Colonial a rico município. A mostra traz uma linda história contada por meio de imagens fotográficas do acervo iconográfico da Fundação Pró-Memória de São Caetano e ficará no espaço até 11 de novembro.

Com o apoio da Distribuidora Warner, a mostra de cinema Mulheres na História vai acontecer entre os dias 20 e 22/9, no Teatro Santos Dumont Casa de Vidro (avenida Goiás, 1.111, bairro Santa Paula), sempre a partir das 19h. A programação dos filmes segue abaixo e a classificação é de 14 anos. A semana dedicada aos museus de todo o país traz uma ampla e diversificada programação. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são exemplos do que esses sete dias do mês de setembro reservam.

A semana dedicada aos museus de todo o país traz uma ampla e diversificada programação. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, gincanas, atividades recreativas e exibições de filmes são exemplos do que esses sete dias do mês de setembro reservam.
Todos os eventos que integram a 5ª Primavera de Museus são gratuitos. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do Ministério da Cultura www.cultura.gov.br. Para saber mais sobre as atividades na cidade, o telefone é 4223-4780, na Fundação Pró-Memória, ou pelo site www.fpm.org.br.

Mostra de Cinema Mulheres na História| Parceria com a Distribuidora Warner

Uma seleção de filmes especiais, sobre mulheres que marcaram a história universal, foram escolhidos para essa Mostra.

Dia 20 – Coco antes de Chanel (2009). 110 min.
Um recorte da vida da mais célebre estilista do século 20, cujo nome se tornou sinônimo de elegância e sofisticação. Desde o dia em que é deixada junto com a irmã em um orfanato, sua juventude difícil como cantora de taberna, seu acesso à alta roda parisiense e a abertura de seu ateliê de costura.

Dia 21 – Elizabeth – A Era de Ouro (2007). 114 min.
Elizabeth I está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente, a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II, da Espanha, que planeja destronar a “herege” Elizabeth I e restaurar o catolicismo na Inglaterra.

Dia 22 – Maria Antonieta (2007). 123 min.
História da jovem princesa austríaca que se casou com o jovem e indiferente Rei Louis XVI da França. Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver luxo e diversão, o que serviu apenas para selar seu destino.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes