Invasão de veículos importados preocupa Consórcio

Invasão dos importados preocupa indústria da região (Foto: Carolina Neves)

A crescente invasão dos produtos e peças importadas tem preocupado setores da economia brasileira. Com o objetivo de expor a situação da indústria – especialmente a automobilística – do ABC e os impactos decorrentes dessa prática, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Ciesp estiveram reunidos no Consórcio Intermunicipal do ABC nesta segunda-feira (1º/08).

Atualmente, a região conta com 3 milhões de veículos, muitos deles circulam com peças feitas pela indústria de autopeças nacional. No entanto, cada vez mais as montadoras têm utilizado produtos produzidos em outros países. “Temos exemplos de carros com 70% das peças importadas. Os carros chineses que hoje estão no mercado são 100% produzidos fora do Brasil”, observa Mario Reali, presidente do Consórcio.

Newsletter RD

De acordo com Reali, as prefeituras da região devem agilizar ações para fortalecer a cadeia produtiva do ABC, com mais cursos de capacitação e investimento em pólos de tecnologia. “Essas são ações a curto prazo. Também devemos estimular o diálogo com a esfera federal, discutindo a questão dos impostos sobre os importados”, enumera.

Defesas Civis
Os prefeitos da região também discutiram o investimento de R$ 700 mil em compra de equipamentos para as Defesas Civis das sete cidades. A verba seria utilizada na contratação de uma empresa para previsão meteorológica, mas com a aprovação da utilização do sistema de alerta meteorológico do DAEE, o dinheiro agora será investido em diversos equipamentos, além de duas viaturas para cada município, que auxiliarão no trabalho de prevenção e combate às enchentes e deslizamentos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes