Reutilização da água vira rotina nas empresas

Refinaria da Petrobras possui estação de reúso de água / Foto: Marciel Peres

Na carona da sustentabilidade, em alta em todo o mundo, o ambiente corporativo no ABC é de políticas de proteção ambiental, como economia e reutilização da água. Os projetos, que envolvem reutilização, reciclagem e preservação da água, chegam a reduzir até 25% do consumo nas empresas.

Bom planejamento com investimentos voltados à economia de água é fundamental para o empreendedor, avisa o coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André, Murilo Valle. “É importante que se tenha em mente projetos, de baixo ou alto custo, a serem realizados em curto ou médio prazo. A economia é um dos principais aspectos observados com essas ações, que precisam ser incentivadas pelo poder público”, comenta.

Newsletter RD

A Pirelli, fabricante de pneus para caminhões, ônibus e veículos agrícolas, em Santo André, reaproveita 100% da água utilizada no processo produtivo. A unidade, que recolhe água diretamente de poços, trata todo o recurso natural usado durante a fabricação dos pneus na própria estação de tratamento de efluentes industriais. As ações, somadas a programas de conscientização de funcionários, reduziram o consumo de água na unidade em 17% nos últimos quatro anos.

Do ar-condicionado
O restaurante McDonald’s, da avenida Brigadeiro Faria Lima, centro de São Bernardo, é o único do ABC com reutilização da água coletada no sistema de ar-condicionado na limpeza externa e rega de jardins da casa. O sistema gera 900 litros de água por dia e o volume é todo aplicado nas duas áreas. A reutilização do recurso já resultou numa redução de 11% do consumo de água da unidade.

A Petrobras é outra empresa com projetos de reutilização de água no processo produtivo do petróleo, assim como purificação de efluentes para reuso e aprimoramento do sistema de acompanhamento e gestão de informações sobre o tema. A meta do programa de reuso de água da Petrobras é economizar 650 milhões de litros por mês, o que equivale ao consumo de uma cidade com 150 mil habitantes. Nas unidades das áreas de Abastecimento e Internacional, em 2009, foram reutilizados 17,3 milhões de m³ de água.

Todas as refinarias da Petrobras possuem estações de tratamento de água, que permitem captação e tratamento do recurso utilizado no processo industrial e tratado novamente antes do descarte. Inaugurada em 2008, a estação de reuso de água da Refinaria de Capuava, em Mauá, permite o descarte zero de efluentes e a economia de 880 mil m³ de água por ano. Além disso, todo o efluente é reaproveitado por outras empresas da região para fins industriais.

Shoppings colhem bons resultados

Os shoppings também comemoram resultados. O Mauá Plaza Shopping possui três poços artesianos para atender o consumo de água utilizado pelo sistema de ar condicionado. Segundo Cléber Brocchi, gerente de Manutenção, está em fase de conclusão sistema de captação da água da chuva. Previsto para abril, o reservatório instalado no subsolo do shopping armazenará água da chuva para que, depois de tratada, seja utilizada em bacias e mictórios. Com investimento de R$ 45 mil, o projeto busca economia de 25% com água.

O reuso de água é rotina no Grand Plaza Shopping, em Santo André. Desde 2008, o centro recicla cerca de 3,5 milhões de litros de água por mês. O resultado é uma queda de 22% no consumo e economia de 25% em termos financeiros. Desenvolvido no Canadá, o programa de reuso de água – destinada à limpeza do shopping, rega de jardins, descarga sanitária, lavagem de pisos e abastecimento de torres de resfriamento – utiliza reator vertical de 90 metros de profundidade e trata o esgoto com injeção de ar sob alta pressão.

O Grand Plaza também faz captação de água diretamente de três poços artesianos instalados sob o terreno do empreendimento, a 400 metros de profundidade. Com a substituição de parte da água comprada no sistema convencional pela água extraída dos poços, o shopping já economizou desde 2007 quase R$ 1 milhão.

Senai
O Senai Mario Amato iniciou uma série de ações para redução do uso de água em 2009 e, passados dois anos, o consumo do recurso passou de 21 mil metros cúbicos por ano para 14 mil metros cúbicos. Neste período, foi criado um programa de acompanhamento do uso do recurso, com a criação de metas de redução do consumo. De acordo com o coordenador técnico da Faculdade de Tecnologia Ambiental da entidade, Ervalino Sousa Matos, a meta para o último semestre de 2010 era economia de 7,2% e a escola atingiu a marca de 11%.

Foram instaladas ainda válvulas automáticas nos banheiros e redutores de vazão de água nas torneiras, além da implantação de um circuito fechado para economia da água utilizada no corte de mármores e granitos. “Foram instaladas caixas responsáveis por separar o resíduo da água e mandá-la de volta para o circuito de corte”, explica.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes