ABC - terça-feira , 6 de maio de 2025

Lavanderias self-service apostam em versatilidade

Algumas empresas se especializam no tipo de serviço apostam na versatilidade e no menor custo do que fazer em casa (Foto: Pedro Diogo)

Levar as roupas sujas de casa para um local onde máquinas de lavar e secadoras estão disponíveis e funcionam após o cliente colocar algumas moedas. Essa situação comum nos Estados Unidos chega aos poucos no Brasil. Algumas empresas se especializam no tipo de serviço apostam na versatilidade e no menor custo do que fazer em casa.

“Com um modelo versátil, neste tipo de lavanderia as roupas são levadas por cesto individuais e não são misturadas com as de outros clientes. Além disso, o modelo self-service é bem mais ágil e cômodo, pois as roupas ficam prontas em até 80 minutos. Isso sem falar na economia de tempo e dinheiro, durabilidade das roupas, correta higienização e ainda menor desperdício de água e produtos de limpeza”, afirma Lúcia Barreto, gerente de expansão da Prima Clean, em São Bernardo.
 
Mesmo com um momento de crise financeira e a recessão que acontecerá tanto nesse ano (-3,8%) e no próximo (-3,1%), a Prima Clean está otimista em relação à prestação deste tipo de serviço, pois pretende dobrar o número de unidades nos próximos dois anos. Nos últimos três anos, foram inauguradas 40 unidades.
 
A rede está otimista com relação aos números, já que esta é uma tendência mundial e que agora está muito mais adaptada à cultura brasileira. Nos últimos anos os brasileiros viajaram muito para o Exterior e, nos Estados Unidos e Europa, é comum esse modelo de lavanderia, no qual o próprio cliente pode lavar suas roupas. “Além disso, ocorreram dois movimentos no mercado que favoreceram esse tipo de negócio: a crise hídrica e a aprovação da PEC das Domésticas. Ou seja, lavar roupas na lavanderia ficou mais econômico que manter uma diarista e ainda arcar com gastos com a água e energia”, afirma.
 
Mas em cidades mais periféricas a realidade é diferente. Uma funcionária de uma lavanderia que presta o serviço self-service em Diadema, mas que não quis se identificar revela dificuldades culturais sobre o assunto. “Uma ou outra pessoa vem para este serviço, o restante vem para os serviços mais comuns que é trazer a roupa para lavar e depois vem buscar”, diz.

Preço
Um dos atrativos deste tipo de serviço é a questão de preço. Segundo levantamento da Prima Clean, a média de custos para lavar 21 peças em casa sai R$ 112, já para realizar o mesmo serviço na Prima Clean a média de valor é de R$ 28 (lavar e secar um cesto com 21 peças). “Com este cálculo simples podemos ver quanto é possível economizar na lavanderia”, diz. Com todos estes fatores a empresa teve um crescimento de 26% no seu faturamento neste ano.
 
Segundo Lúcia Barreto, o investimento necessário para este tipo de empresa está em torno de R$ 160 mil, incluindo todo o maquinário e as instalações. O faturamento está entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, sendo que o lucro líquido está entre 30% e 35%. 

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