ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Davanzo tenta reeleição na OAB São Bernardo

Monteiro e Davanzo disputam liderança em São Bernardo (Fotos: Facebook)

A disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo acontece em meio ao debate sobre ter ou não reeleição na entidade. De um lado está o atual presidente Luis Ricardo Vasques Davanzo que tenta mais um mandato na entidade e Marcelo Pedro Monteiro que tenta novamente liderar os advogados na cidade, mas querendo acabar com o sistema de reeleição na cidade.

Chapa 1 – OAB Pra Valer

Newsletter RD

Marcelo Pedro Monteiro lidera a chapa de oposição nas eleições que acontecem nesta quarta-feira (18). A reportagem tentou contato com o advogado, mas até o fechamento desta matéria o presidenciável não foi encontrado. Mas através da internet, o candidato deixa bem claro que defende o fim da reeleição na OAB.

“Nossa chapa propõe o fim da reeleição em São Bernardo, mais propostas positivas como a Sala dos Advogados, um canal no Youtube para o jovem advogado, fortalecimento da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Prerrogativas”, explicou Monteiro em vídeo de campanha.

Outros pontos defendidos pelo oposicionista para a Casa giram em torno do fortalecimento da Ouvidoria, medidas contra os atrasos em audiências, autonomia financeira, um programa chamado EducAdvogado relacionado com a Escola Superior de Advocacia (ESA), além de tentar formar convênio junto a Faculdade de Direito e também o fortalecimento da relação da OAB junto aos munícipes.

Chapa 2 – OAB Avante

Luis Ricardo Vasques Davanzo busca a reeleição e tenta defender este sistema dentro da entidade. “A reeleição é uma forma de avaliação do mandato. Quem preside a OAB vai trabalhar muito mais para se reeleger, pois se isso não acontecer, vai ser provado que seu mandato não deu certo”, disse o advogado que quis deixar claro que não é a favor da perpetuação. “Uma reeleição basta”.

Sobre o seu mandato a frente da Ordem, Davanzo considera que seu principal legado foi conseguir unir a classe. “Anteriormente a OAB era composta por vários grupos que brigavam muito, até levando algumas questões para a justiça e agora todos estão unidos em torno da OAB, isso foi muito bom, pois melhorou a nossa entidade e agora podemos conversar para fortalecer a entidade”, explicou o mandatário.

Em relação ao futuro, caso seja eleito, considera que deve manter o relacionamento entre a OAB e a sociedade, principalmente em torno de problemas da cidade como foi a polêmica em relação a readequação da merenda escolar, onde a OAB se posicionou contra. “Além disso, estou preocupado com a saúde dos advogados. Perdemos quatro colegas por causas diferentes. Temos que fazer um local para que todos possam se cuidar e também possam se encontrar”, concluiu.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes