Marcelo Oliveira é eleito presidente da Câmara de Mauá

O vereador Marcelo Oliveira (PT) foi eleito nesta terça-feira (9) o novo presidente da Câmara de Mauá. Ele vai suceder Paulo Suares (PT) e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos.

O petista venceu o adversário Edgard Grecco (Pros) por 14 votos a 9. Dois dos votos que ajudaram a eleger Marcelo vieram dos parlamentares do PTB, Eugênio Rufino e Ricardinho de Enfermagem, que integravam o grupo de oposição. Sem o apoio dos petebistas, Marcelo Oliveira teria 12 votos, o que também seria suficiente para garantir a vitória.

Newsletter RD

Professor Betinho (PSDC) foi eleito vice-presidente do Legislativo e Admir Jacomussi (PRP) foi escolhido primeiro secretário. Osvanir Carlos Stella, o Ivan (PSB) será o segundo secretário e Ricardinho da Enfermagem (PTB) ocupará a terceira secretaria.

O posicionamento pró-governo dos vereadores do PTB provocou queixas dos parlamentares da oposição. Em março, Eugênio Rufino e Ricardinho chegaram a assinar um documento em que se comprometiam a votar em Grecco.

A debandada petebista, no entanto, não foi surpresa. O acordo com o governo já vinha sendo costurado há semanas. O partido deve ganhar espaço no primeiro escalão de Donisete Braga (PT).

O objetivo do governo ao articular com o PTB foi garantir uma maioria segura na escolha da nova Mesa Diretora. Um placar apertado poderia dar margem a surpresas, como ocorreu em Santo André. Apesar da precaução, Marcelo nunca deixou de ser o favorito para vencer a disputa.

Perfil
Marcelo Oliveira tem 41 anos, nasceu eu Mauá, e está no segundo mandato como vereador. Começou a militância sindical em 1994, quando foi admitido pela General Motors de São Caetano.

Em 2008, foi o parlamentar mais votado em Mauá, com 4.513 votos. Em 2012 teve 4.334 sufrágios, novamente o melhor desempenho entre os candidatos naquele ano. O petista é líder do governo Donisete Braga na Câmara.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes