PMDB escolhe entre 3 o candidato à sucessão de Renan

Começou hoje de manhã a reunião da bancada do PMDB para indicar ao plenário o candidato do partido à sucessão de Renan Calheiros na presidência da Casa. Três candidatos chegam à reta final para disputar os votos dos 20 senadores peemedebistas. Garibaldi Alves Filho (RN), Pedro Simon (RS) e Neuto de Conto (SC). As articulações do líder Valdir Raupp (RO) para tentar unificar a bancada e evitar a disputa ou, no mínimo afunilar o processo para duas candidaturas, não foi bem sucedido. O senador Pedro Simon aposta, no entanto, que Neuto de Conto acabará renunciando em favor de Garibaldi.

“Não acho que vá haver segundo turno. Estou convencido que Neuto retirará seu nome”, afirmou Simon. Ele considera “evidente” a intervenção do governo no processo. “O presidente Lula disse com todas as letras que Sarney (José Sarney) é o nome dele. Ele (Sarney) só não quer ser candidato agora, porque é um mandato tampão de um ano. Eu digo que ele quer ser presidente daqui a dois anos, para se reeleger e ficar quatro, e estar na presidência do Senado na sucessão de Lula de 2010”, disse Simon ao destacar que o candidato de Sarney para a presidência da Casa, hoje, é Garibaldi.

Newsletter RD

Embora considere o senador potiguar “uma bela pessoa”, Simon aponta um “atrelamento relativo de Garibaldi ao governo, justamente por conta do apoio de Lula a Sarney. O nome que sair da bancada vai ser indicado ao plenário e mesmo que permaneçam as três candidaturas, Garibaldi aposta que tenha a maioria dos votos e, portanto, não haverá necessidade de segundo turno. Ele também está convencido de que a oposição não lançará nenhum nome contra ele no plenário.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes