Proposta de prefeitos reduzirá tarifas de ônibus

Até fevereiro, um grupo de trabalho formado por técnicos de prefeituras e do Ministério das Cidades pode apresentar uma proposta de ação para reduzir em até 20% as tarifas de ônibus urbanos no País. A estimativa é do secretário executivo da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), Pedro Wilson Guimarães.

“Estamos trabalhando desde outubro para construir uma proposta em que haja o barateamento da tarifa para possibilitar uma maior circulação e acessibilidade da população, principalmente dos trabalhadores, estudantes e idosos”, diz o secretário. O grupo de trabalho quer fazer a proposta de emergência antes de abril, quando se realiza a nona marcha dos prefeitos em Brasília para reivindicar apoio do governo federal.

Newsletter RD

Guimarães atribui o descontrole sobre as tarifas às constantes altas de preço do óleo diesel, que é o combustível mais usado nas frotas de ônibus. Nos últimos 24 meses, o preço do petróleo no mercado internacional saiu de um patamar de cerca de US$ 30 para mais de US$ 60. O secretário explica que a inflação brasileira do ano passado foi de menos de 6%, enquanto o aumento das passagens chegou a 20%.

Como forma de obter essa redução de preço, além de um aumento do diesel diferenciado para o transporte público, Guimarães também defende que se defina mais claramente a responsabilidade pelo passe livre dos idosos, que, segundo ele, representa hoje de 8% a 15% dos passageiros.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes