Municipalização de faculdade gera debate em S. Bernardo

A possibilidade de a Prefeitura de São Bernardo municipalizar a Faculdade de Direito São Bernardo gerou uma grande confusão ontem (7) na cidade. A proposta ainda não foi apresentada aos vereadores, mas os alunos já se anteciparam à provável discussão do projeto e lotaram o plenário da Câmara para protestar o que, por enquanto, ninguém confirma.

Os estudantes entraram com ação cautelar para tentar impedir a votação, e o vereador Wagner Lino (PT) entrou com requerimento pedindo informações sobre a possível municipalização da faculdade, que atualmente é uma autarquia. Segundo o vereador, são fortes os comentários sobre a criação de uma Secretaria de Ensino Superior, a qual a instituição ficaria subordinada.

Newsletter RD

Com a municipalização, a Faculdade perderia totalmente sua autonomia e independência, ficando subordinada integralmente ao governo municipal. O vereador suspeita que a municipalização seja um passo para posteriormente a Prefeitura privatizar a instituição. O único fato concreto foi a manifestação dos estudantes contra o prefeito William Dib (PSB) durante a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ontem (7) para entrega de viaturas para a Polícia Militar.

Curtas…………………..

Montadora de fora

Foi no mínimo curiosa a aquisição de viaturas pelo governo paulista para o ABC. Com tantas montadoras na região, o governador Geraldo Alckmin escolheu uma fábrica de Minas Gerais para comprar os automóveis. Há quem diga que a oferta de veículos mineiros foi para quitar uma dívida da montadora com o governo paulista.

Viatura

O prefeito Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, protagonizou uma cena cômica durante a cerimônia de entrega das viaturas pelo governo do Estado. Convidado pelo governador Geraldo Alckmin para entregar a chave de um dos veículos a um dos delegados, Volpi pensou que a viatura fosse para ele, e quase foi embora com o carro, o que provocou muitos risos entre os políticos.

Verba garantida

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, deputado José Caldini Crespo (PFL), assinou emendas coletivas ao Orçamento 2006 disponibilizando R$ 10 milhões para o ABC. Se aprovadas, as emendas, nascidas da audiência pública para debate do orçamento realizada na região pela comissão, vão destinar os recursos para investimentos em saneamento básico e ambiental em mananciais de interesse regional, bem como ensino público técnico e tecnológico.

Parabéns

Assim que assumiu a Prefeitura de Mauá, Leonel Damo (PV) já começou a receber parabéns via celular. O primeiro a cumprimentar Damo foi o prefeito William Dib (PSB), de São Bernardo. No rápido diálogo, eles combinaram de beber um copo d´água na próxima semana. “Obrigado pela lembrança, vamos tomar uma água na semana que vem. Está combinado!”, respondeu Damo.

Perda de cargo

Com o retorno de Diniz Lopes (PL) à presidência da Câmara de Mauá, o primeiro suplente do PSB, Osvanir Carlos Stella (PSB), o Ivan, perdeu o cargo. Ivan ocupou a cadeira de Diniz durante o período em que o liberal ficou na Prefeitura.

Números

O Banco do Brasil aceitou pagar R$ 600 a um professor que recorreu à Justiça pedindo indenização por ter demorado quase uma hora na fila para pagar suas contas. A indenização foi acertada por um acordo homologado pelo juiz Ben-Hur Viza, do 2º Juizado Especial de Competência Geral do Núcleo Bandeirante, cidade satélite de Brasília. A queixa contra o BB foi feita com base na Lei Distrital 2.547/2000, que estabelece em 30 minutos, no máximo, o tempo razoável de espera em agências bancárias do Distrito Federal.

Frases

Eu comprei o meu Santana aqui e fiquei satisfeito, frase do prefeito João Avamileno (PT) como garoto-propaganda do Auto Shopping Global, que promove a campanha Natal Sem Fome em parceria com a Prefeitura de Santo André.

Um dia que você tomar uma queimada, você vai ver que não tem fogo amigo. Mesmo que for sua esposa que te queime, você vai sentir dor, frase do presidente Lula ao responder sobre as divergências entres membros do governo sobre a condução da política econômica.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes