Leonel Damo assume Prefeitura de Mauá

A juíza eleitoral de Mauá, Ida Inês del Cid, provocou uma reviravolta terça-feira (6) na política da cidade ao determinar que o segundo colocado nas eleições do ano passado, Leonel Damo (PV), fosse diplomado e empossado como prefeito.

O despacho da juíza surpreendeu a todos ao marcar para as 14h, na Câmara de Mauá, a mudança de comando do município, desde janeiro administrado interinamente por Diniz Lopes (PV). Até mesmo os protagonistas da transição do governo – Damo e Diniz – foram avisados repentinamente, por volta das 12h.

Newsletter RD

O despacho de Inês del Cid foi com base na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que na quinta-feira (1°) manteve suspensos os direitos políticos do ex-vice-prefeito de Mauá, Márcio Chaves (PT), que disputava a Prefeitura com Damo e foi acusado pelo Ministério Público de usar indevidamente a máquina administrativa durante a campanha eleitoral. Os ministros indeferiram o recurso extraordinário apresentado pelo petista pedindo a revogação da cassação de sua candidatura, o que inviabilizou a permanência de Chaves na disputa.

O comentário na cidade era que a rapidez da juíza foi uma forma de evitar novas decisões judiciais que impedissem a posse. Damo já havia sido diplomado no ano passado, mas recursos judiciais impediram que ele assumisse o comando da cidade dia 1° de janeiro deste ano.

Diniz Lopes estava na Prefeitura quando foi avisado da decisão da juíza. A surpresa em deixar o cargo às vésperas de a cidade completar 51 anos de emancipação político-administrativa estava estampada no rosto do ex-prefeito interino. Visivelmente abatido, Diniz voltou ontem mesmo a presidir a Câmara. “Saio (da Prefeitura) com a sensação de dever cumprido”, afirmou Diniz, já como vereador. “Estou abatido de tanto trabalho”, completou.

No plenário, dezenas de pessoas se amontoavam para acompanhar a cerimônia de posse. Damo foi chamado para assumir o cargo às 14h20, e foi ovacionado pelos presentes. Cinco minutos depois, fora declarado empossado pelo presidente da Câmara, Carlos Polisel (PSDB). Acompanhado da vice, Leni Valendy (PSDB), Damo posou para fotos e recebeu cumprimentos dos que estavam à mesa, entre eles o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV).

Em discurso improvisado, Damo disse que foi paciente ao esperar durante todo o ano um posicionamento da Justiça, e que agora pretende fazer um grande governo. Após diversos agradecimentos, o prefeito recém-empossado fez questão de ressaltar que vai administrar sem fazer distinção de partidos políticos, pois “quem governa a cidade não é uma sigla, mas um ser humano”. Aos vereadores, garantiu que será um “amigo”, para o bem da cidade. “Estarei sempre à disposição”, afirmou.

Diniz também discursou, e pediu ao sucessor que desse continuidade aos projetos iniciados por sua administração, em especial, à reestruturação do Hospital Nardini. “Se tem uma coisa que eu me orgulho é não ver mais tumulto ou filas no Nardini”, afirmou Diniz, que desejou sorte a Damo e Leni.

Após o discurso, Diniz assumiu a presidência da Câmara, suspendeu a sessão e convidou Damo para acompanhá-lo até a Prefeitura para entregar a chave do gabinete. “Não vou fazer com o Leonel o que fizeram comigo. Quero mostrar tudo o que tem lá, abrir as gavetas se for preciso, porque em primeiro lugar está Mauá”, comentou. Instantes depois, Diniz voltou ao gabinete – lotado por correligionários de Damo -, entregou a chave e saiu discretamente, enquanto Damo era homenageado com fogos de artifício.

Leonel Damo deverá anunciar seu secretariado nos próximos dias

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes