Petistas voltam às urnas em Santo André, Diadema e Ribeirão Pires

Os petistas filiados em Santo André, Diadema e Ribeirão Pires voltam às urnas domingo (9) para o segundo turno do PED (Processo de Eleição Direta) e escolher os dirigentes do partido para os próximos três anos. Nas demais cidades da região a eleição já foi definida no primeiro turno, realizado no dia 18 de setembro.

Para encerrar sua campanha pelo comando do PT de Santo André, o ex-vereador Ivo Martin recebeu ontem (7) o candidato a presidente nacional da legenda pelo grupo de oposição, o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont. “Domingo nós vamos mudar a história do PT de Santo André”, disse o ex-vereador, que no primeiro turno ficou em segundo lugar com 23,2% dos votos.

Newsletter RD

Martin disputa o PED com o vereador Cláudio Malatesta, que conversou com diversos líderes do partido durante a campanha e garante ter recebido apoio de pelo menos três grupos internos do partido. “Acredito que teremos a resposta nas urnas”, comentou o petista, que ficou em primeiro lugar com 41,1% dos votos.

Em Ribeirão Pires, onde a disputa foi uma das mais acirradas da região, os petistas deverão eleger a ex-prefeita Maria Inês Soares para comandar o partido. Isso se a promessa de apoio se concretizar. Segundo a ex-prefeita, o grupo que ficou em terceiro lugar – Resgate pela Base – formalizou apoio nesta semana. “Vamos para a disputa com chance muito grande. A perspectiva é favorável”, afirmou Maria Inês, que no primeiro turno recebeu 39,9% dos votos e ficou em segundo lugar.

A ex-prefeita vai para a disputa com Mário Nunes, que saiu na frente no primeiro turno com 40,9% dos votos. O petista disse que está pronto para a eleição de domingo, pois fez contato com várias pessoas que não participaram da eleição em setembro ou que votaram em outros candidatos. “Estou com bastante esperança”, afirmou Nunes.

Em Diadema, a previsão é de pouca mudança com relação aos apoios aos candidatos Antonio Fidelis e Josemundo Queiroz , o Josa, que foram para o segundo turno depois de ficar em primeiro e segundo lugares, respectivamente, com 49,12% e 28,5%. Josa conseguiu manter os apoios que recebeu no primeiro turno das duas chapas que não tiveram candidatos a presidente.

Das outras quatro chapas que disputaram o PED, uma ainda não se pronunciou oficialmente e outra decidiu não se posicionar e liberar o grupo. As outras duas pertencem aos grupos de Josa e de Fidelis. “Oficialmente não tenho nenhum apoio, somente da base”, afirmou Fidelis. Josa não foi localizado pela reportagem para comentar o assunto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes