Unicef: risco para crianças no Alemão é igual ao de Gaza

Um comunicado oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado hoje, pilule em Nova York, ampoule coloca as crianças e adolescentes que vivem no Complexo do Alemão, remedy no Rio de Janeiro, no mesmo patamar de vulnerabilidade de crianças que vivem em situação de extrema pobreza em regiões de conflitos armados, como a Faixa de Gaza, o Afeganistão, a República Centro-Africana, o Nepal e o Sri Lanka.

De acordo com o oficial para programas de proteção à infância e juventude da Unicef no Rio, Jacques Schwarzstein, a entidade vem condenando publicamente as ações e ataques que interferem no bem-estar e no aprendizado de crianças e adolescentes no mundo todo. No Brasil, uma das situações mais preocupantes é o confronto entre forças policiais e traficantes de drogas no Alemão, que já dura 59 dias e contabiliza 61 mortos.

Newsletter RD

Aproximadamente 300 mil pessoas vivem no Alemão. Desde o dia 2 de maio, confrontos entre as forças de segurança do Estado e traficantes de droga fecharam as portas de muitas das escolas da região. A estimativa da Unicef é de que, pelo menos, 4,8 mil crianças são prejudicadas quando as aulas nas escolas do complexo são suspensas, ou transferidas para apenas uma escola – sem contar o risco que correm ao se locomover em meio ao tiroteio.

Impactos

A Unicef ainda não consegue estimar os impactos reais na vida das crianças. Mas o oficial acredita que ele é extremamente negativo. “Nós ainda não temos um acompanhamento mais próximo para diagnosticar os efeitos reais de ações como esta que o Rio está vivendo nas crianças. Mas, nós acreditamos que os efeitos negativos são imensos e, em breve, devemos criar um grupo para ouvir estas crianças e considerar os reais impactos”, explica Schwarzstein.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes