
O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal ABC, Gilmar Viana, reuniu-se nesta sexta-feira (02/10) com o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Frederico Guidoni Scaranello, para tratar do avanço das compras compartilhadas e das possibilidades de atuação conjunta entre as entidades.
A agenda dá continuidade ao acordo de cooperação técnica assinado em 23 de julho pelo presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e pelo presidente da APM. A parceria estabelece um canal permanente de intercâmbio de experiências, com foco na implementação de políticas públicas inovadoras, seguras e eficientes nos municípios paulistas.
Entre as iniciativas previstas estão a troca de informações, o compartilhamento de metodologias de gestão, modelos de editais e instrumentos jurídicos voltados à desburocratização e à eficiência administrativa, além de suporte técnico para a execução de políticas públicas.
Nesse contexto, a experiência da APM na realização de compras consorciadas é um dos destaques da cooperação. O modelo reúne demandas de diferentes municípios e pode proporcionar ganhos de escala, redução de custos e maior eficiência nos processos de aquisição pública.
Para Gilmar Viana, o diálogo busca transformar a cooperação técnica em benefícios concretos para as administrações municipais e para a população.
“O acordo firmado em julho abriu um caminho importante para a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções conjuntas. Agora, queremos avançar nas compras compartilhadas, aproveitando a experiência da APM e a capacidade de articulação do Consórcio ABC para reunir demandas, buscar melhores condições de aquisição e dar mais eficiência à aplicação dos recursos públicos”, afirmou o secretário-executivo.
A parceria também prevê intercâmbio de boas práticas e capacitação de agentes públicos, fortalecendo a gestão municipal e regional. O acordo não prevê transferência de recursos financeiros entre as partes, sendo executado com recursos humanos e materiais próprios de cada instituição.
RD – Jornal Repórter Diário Notícias sobre o ABC. Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
